Notícias

Presidente Mansour reforça a jovens advogados e advogadas atribuições da profissão na defesa ao estado democrático de direito

Data:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), recebeu aos seus quadros na manhã desta segunda-feira (22) 14 novos operadores do Direito. Ao realizar o discurso de abertura da cerimônia de entrega de carteiras, o Presidente Mansour Elias Karmouche reforçou aos jovens advogados e advogadas as atribuições da profissão na defesa ao estado democrático de direito. 

“Vocês que hoje ingressam nesta instituição saberão o valor do estado democrático de direito e a importância em obedecer o devido processo legal. Em Mato Grosso do Sul, não rasgamos a Constituição por causa de ideologia política. Pelo contrário, nos manifestamos de forma firme porque sabemos que somente assim conseguimos construir um judiciário igual para todos. Precisa combater o crime? Faça dentro das regras legais e da Constituição Federal. Os meios não justificam qualquer fim. A partir deste compromisso, vocês advogados e advogadas se tornam defensores do estado democrático de direito, da Constituição e das Leis”, salientou. 

Ao final, o Presidente da OAB/MS frisou que a advocacia é para corajosos. “Corremos grandes riscos que vão desde a intolerância das pessoas e muitas vezes até discurso de ódio, mas nem por conta disso subvertemos a ordem legal. Caminhem todos sempre dentro da lei. São essas as nossas condutas e espero que sejam muito felizes nesta nova etapa de suas vidas”, desejou. 

Estiveram presentes na entrega de carteiras o Vice-Presidente Designado Walfrido Azambuja Júnior, Diretor-Tesoureiro Marco Rocha, Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA) Nacional Luís Cláudio Alves Bito Pereira, Conselheiros Estaduais Caio Magno Duncan Couto, Heitor Miranda Guimarães e Carlos Almeida, o membro do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) Péricles Soares Filho e o Diretor-Tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS) Cesar Palumbo. 

O Diretor-Tesoureiro da OAB/MS Marco Rocha frisou que “a anuidade retorna para advocacia em serviços”. Além disso, “que toda Diretoria, Conselho e Comissões trabalham de forma voluntária, por amor à advocacia”.

Ao fazer uso da palavra, o Conselheiro Federal e Vice-Presidente da ESA Nacional Bito Pereira citou que são infinitas as oportunidades na vida dos novos operadores do Direito a partir de hoje. “Não importa a origem, idade ou condição social de vocês, o que importa é a dedicação que terão a esse ofício que é um sacerdócio. Na advocacia, não há nada mais importante que a Lei do Retorno. Quem se dedica a esse ofício, cresce profissionalmente e intelectualmente. Essa é a beleza da advocacia, ela promove alteração social em todos os níveis. Dediquem-se a essa profissão maravilhosa. Somos e sempre seremos a voz da cidadania”. 

Representando os Conselheiros Estaduais presentes, Caio Magno parabenizou os jovens profissionais e os convidou a participarem das Comissões. “Temos Comissões de diversas áreas, Tributária, Penal, Agronegócio, entre outras. Quero deixar aqui meu testemunho. Me formei em 2012, com 22 anos, quando entrei na Comissão de Direitos Humanos, período em que recebi convite do Tribunal do Júri para ministrarem júri como ad hoc. Isso me deu experiência e hoje tem nove anos que atuo na área criminal”, contou.

O Tesoureiro da CAAMS César Palumbo desejou boas-vindas aos novos advogados e advogadas e explicou o funcionamento da tríade do Complexo OAB. “Honrem essa carteira que recebem hoje nesta Casa plural e democrática, endereço da cidadania. Enquanto a OAB cuida do lado institucional, a ESA se dedica ao fomento da cultura e enriquecimento intelectual de vocês. A Caixa de Assistência dos Advogados oferece convênios e benefícios assistenciais, livraria, farmácia, planos de saúde, etc”, informou.

Juntos todos leram o juramento que rege valores nos quais a profissão deve ser pautada e Wesley Marcelino dos Santos Vargas falou em nome dos colegas: “Tenho certeza que é um momento muito importante para mim e para os meus colegas. Todos tiveram, durante a faculdade, momentos difíceis e esse momento representa uma vitória”, celebrou. 

Receberam carteira os (as) Advogados (as): Aparecido Travain Ferreira, Camilla Melissa Santos Barbosa, Carla Souza Dutra, Carlos Marcel Miranda de Lima, Evaldo Pompeu da Silva Junior, Fernando Henrique Delgado Dias, Iara de Araujo Soares, João Vitor Comiran, Julião de Freitas Filho, Marina Silveira Bombardi Vaz, Raquel de Souza, Victória Franco Kanashiro, Wesley Marcelino dos Santos Vargas e o Estagiário Luiz da Silva Junior.

 

Texto: Laura Holsback e Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber