Notícias

Secretaria-Geral da OAB/MS amplia serviços e certidões de regularidade serão gratuitas e on-line

Data:

Acompanhando o avanço da era tecnológica, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), amplia a oferta de seus serviços e passa a disponibilizar certidões negativas alusivas à situação financeira e ético-disciplinar virtualmente e sem custos aos profissionais. Há cerca de um ano a ferramenta vem sendo desenvolvida por iniciativa do Secretário-Geral Stheven Razuk, em conjunto com o Departamento de Tecnologia da Informação da entidade.

Antes da mudança, para obter certidões dessa natureza advogados (as) precisavam protocolar um requerimento físico na sede da OAB/MS e pagar taxa no valor de R$ 27. Na sequência, funcionárias consultavam o banco de dados manualmente e procediam a redação do documento que, somente então, seguia para assinatura do Diretor da Casa.

Com a inovação, a emissão está simplificada. Inexistindo pendências, além de serem isentos do recolhimento da taxa, profissionais podem solicitar as certidões pela internet. “Se o sistema não identificar impedimentos, o documento é gerado automaticamente. O que levava em regra três dias, agora em segundos é solucionado. As certidões da Ordem envolvem múltiplos setores, não só o ético, o que tornava complexa a virtualização do serviço”, destaca o Secretário-Geral.

Stheven Razuk explica que em caso de constatação de pendências, a solicitação das certidões continua sendo presencialmente, nos moldes tradicionais. “Estamos estudando a ampliação da ferramenta on-line para atender a todos os tipos de certidões que são de incumbência da Secretaria-Geral”, adianta.

A Seccional Mato Grosso do Sul frisa que além de proporcionar a gratuidade, o serviço no formato virtual vem em momento oportuno, tendo em vista que evita deslocamentos desnecessários em atenção às regras sanitárias de prevenção à Covid-19. Dessa forma, advogados (as) podem resolver presencialmente somente atividades que são imprescindíveis.

O acesso ao sistema de emissão das certidões de regularidade pode ser feito através da inserção do e-mail e senha cadastrados na Seccional ou pelo certificado digital. O link está disponível no site da OAB/MS, na aba Serviços, Certidões on-line ou pode ser acessado aqui.

Texto: Laura Holsback / Foto: Gerson Walber