11 de agosto de 2021: Advocacia, pandemia e o “novo normal” 

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Passado mais de um ano de pandemia, a advocacia consegue ver com mais clareza os impactos na profissão. É possível que a rotina nunca mais seja a mesma e o “novo normal” tenha trazido uma nova visão sobre advogar. 

Desde a chegada da Covid e as medidas de biossegurança, a sociedade foi obrigada a se adaptar à realidade social imposta pelo isolamento social. Com a advocacia, não foi diferente. A suspensão das atividades presenciais no Judiciário, o trabalho remoto, as videoconferências… 

A pandemia antecipou significativamente a evolução digital. Mesmo quem era antagônico às novas tecnologias se viu numa corda bamba em meio à nova realidade de home office e a imprevisibilidade de retorno. Enquanto isso, os já adeptos se sobressaíram, incorporando rapidamente o “novo normal” e até ensinando outros a advogarem e serem protagonistas na publicidade. Os vídeos nos escritórios não apenas ganharam as redes, como os advogados viraram influencers, permeando no hall de personalidades, entre artistas e jogadores de futebol. 

A advocacia não apenas passou por dificuldades, tendo que se adaptar, como reforçou sua importância, de garantir direitos, de fazer cumprir as leis e de lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. De pleito de alimentos a atendimento médico hospitalar, a advocacia fez cumprir sua atividade essencial à justiça. 

Nesse momento ímpar, a Ordem dos Advogados sul-mato-grossense se mostrou mais forte do que nunca, acompanhando os novos padrões de comportamento e as necessidades da advocacia e da sociedade. Buscou medidas e serviços para fortalecer e auxiliar a advocacia, implantou novas ferramentas, digitalizou o sistema, fez escritórios compartilhados para aqueles que já não podiam pagar o aluguel de um escritório, dentre tantas outras medidas. 

A conquista mais importante e um marco nacional veio das novas regras para publicidade na advocacia. Com a crise e as mudanças tecnológicas, a OAB não ficou para trás e publicou provimento autorizando o uso de ferramentas tecnológicas e redes sociais para promoção dos serviços jurídicos. 

Os efeitos da Covid ainda são sentidos e a pandemia não acabou, mas boa parte da advocacia migrou e já se habituou à nova realidade. Da criação dos primeiros cursos jurídicos no país a videoconferências, muito se evoluiu. Mais do que nunca, a tecnologia, de fato, se tornou imprescindível ao exercício da profissão. 

Os advogados e advogadas de hoje passaram a olhar ainda não apenas às tecnologias, mas ao empreendedorismo, liderança e gestão, conceitos-chave para manter a competitividade em mundo pós-pandêmico. 

A advocacia se reinventou. Como dizem nas redes sociais: “as definições foram atualizadas com sucesso”. 

Viva a Advocacia!

 

 

Texto: Catarine Sturza / Foto: Gerson Walber