27 novos advogados e uma estagiária recebem carteira na última entrega do ano
Nesta quarta-feira (14), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realizou a última prestação de compromisso e entrega de carteiras do ano. A Diretoria recebeu nos quadros da instituição 27 advogados e advogadas e uma estagiária.
No auditório da OAB/MS, compuseram a mesa de honra o Presidente Bitto Pereira, a Secretária-Adjunta Janine Delgado, o membro honorário vitalício e Conselheiro Federal Mansour Elias Karmouche, os Conselheiros Estaduais Beatriz Stuart, Ilson Cherubim e Heitor Mattos e a membra da Comissão da Jovem Advocacia Heloisa Nonato.
A Presidente da Comissão da Jovem Advocacia recebeu os compromissandos com uma fala de boas-vindas e convidando a participar da Comissão. “É uma honra estar aqui para recepcioná-los e encorajá-los nessa profissão que é a advocacia. Aqui na Casa da Cidadania, vocês podem muito e a nossa Comissão tem muitos projetos voltados à jovem advocacia. Em 2024 teremos a Conferência Nacional da Jovem Advocacia, que está sendo preparada com todo carinho, e precisamos de ajuda nesse grande evento, bem como esperamos todos vocês”.
Após o ato de compromisso lido por Thiago Bandeira Barbosa Maluf Barcelos foi feita a entrega de carteira. A Advogada Soraya Costa Marques falou em nome dos novos colegas. “A advocacia é um sacerdócio e uma das mais honrosas profissões. Nossa missão é das mais nobres, somos nós que devolvemos a liberdade ou a inocência, os bens, o sustento, reparação por danos. É através do nosso ofício que os nossos clientes podem ter seus direitos resguardados, a integridade mantida e a dignidade garantida. Lutar pelo direito é ver a justiça prevalecer diante de tantas atrocidades da sociedade contemporânea. Os meus mais sinceros desejos de vitória aos colegas. Tenham esperança e fé no direito, na justiça e na democracia”.
Na oportunidade, a Madrinha de Turma, a Secretária-Adjunta Janine Delgado fez um discurso de esperança aos novos advogados. “A partir de hoje, vocês são advogados e advogadas e os seus estudos são para resolver os problemas de uma pessoa, uma família. O sucesso e o fracasso só dependem de vocês. As dúvidas e as incertezas surgem agora, após receber a carteira. Eu tenho oito anos de advocacia, e a Ordem que me trouxe até aqui, foi onde eu conheci pessoas que podiam me dar respostas às minhas dúvidas. Todos que estão aqui, Diretores e Conselheiros, trabalham voluntariamente pela advocacia e sociedade. Nós temos a ESA/MS que oferece cursos e a CAAMS que oferece muitos benefícios, bem como temos um aplicativo com parceria com diversas lojas, na qual as compras retornam em cashback para diminuir e até quitar a anuidade. Todo mundo já passou por dificuldades e vocês precisam saber que existem pessoas dispostas a ensinar. Tenham certeza que a partir de agora, com dedicação, vocês chegarão longe”.
O Presidente Bitto Pereira começou seu discurso parabenizando os novos advogados e saudando os familiares. “As vitórias da vida sempre são coletivas. Engane-se quem pensa que pode vencer sozinho. É uma vitória da família, que luta para ajudar e sustentar seus filhos e filhas”.
Ele ressaltou que a advocacia é uma construção diária, parafraseando a frase de Anna Eleanor Roosevelt, esposa do advogado e Presidente do Estados Unidos por quatro mandatos, Franklin Roosevelt. “O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos. A lei da vida é acreditar nos sonhos. Então, resumo em dois conselhos a quem está começando: distancie-se dos pessimistas e não acredite no impossível. Ou seja, primeiro, não se deixe levar pelas tentações e depois não existe impossível, não importa sua classe social, mas sua dedicação e seu trabalho. O que mais importa na advocacia não é a motivação, é a disciplina que você tenha, trabalho todo dia, incansável, sem deixar abalar pelas derrotas que acontecem. Você não ganha pela velocidade, mas pela constância. Construa com trabalho árduo e diuturno”.
Ele terminou a solenidade com uma frase do poeta gaúcho Mário Quintana: “Se as coisas parecem inatingíveis, não é motivo para não querê-las, porque tristes os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas”.
Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber