2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Proteção de Dados e Segurança da Informação acontece nesta quarta-feira
O 2º Congresso sul-mato-grossense de Proteção de Dados e Segurança da Informação aconteceu na última quarta-feira (25), na modalidade On-line, com palestrantes especialistas no tema.
Participaram do Congresso: O Secretário-Geral e Corregedor-Geral Luiz Renê Gonçalves do Amaral, a Secretária-Geral Adjunta Leticia Arrais Miranda Guimarães, o Conselheiro Federal e membro honorário vitalício Mansour Elias Karmouche, a Vice-Presidente da CAAMS Marta do Carmo Taques e a Conselheira Estadual Ildália Aguiar”.
Secretário-Geral e Corregedor-Geral Luiz Renê Gonçalves do Amaral abriu o Congresso. “É com grande satisfação que, em nome do Presidente Seccional Bitto Pereira, estamos agora declarando aberto esse 2º Congresso, organizado pela competentíssima Giuliana Gattass, DPO da OAB/MS e Presidente da Comissão de Estudos e Acompanhamento da Lei Geral de Proteção de Dados e também tendo a honra de ter dois palestrantes de reconhecimento nacional no tema”.
A Presidente da Comissão de LGPD e Encarregada de Dados da OAB/MS, Giuliana Gattass, afirmou: “Agradeço a presença e cumprimento a todos. Estamos aqui para aprender e teremos a honra de ter como palestrantes duas pessoas que dispensam apresentações, o Gustavo Zaniboni e Arthur Sabbat”.
A Secretária-Geral Adjunta Leticia Arrais Miranda Guimarães foi presidente de mesa. “É com muita honra e alegria que aceitei o convite para estar presente neste Congresso, a dra. Giuliana tem feito um trabalho brilhante na OAB/MS trazendo a implementação efetiva das normas da Lei Geral de Proteção de Dados. E hoje teremos palestras muito edificantes”.
O Matemático e Mestre em Ciência da Computação Gustavo Zaniboni falou sobre Proteção de Dados e Inteligência Artificial. “É uma honra estar falando com vocês, quero agradecer a todas as pessoas que estão assistindo. Nós temos uma situação desafiadora pela frente e quando mais nós falarmos sobre o assunto, melhor nós conseguiremos lidar com o que vem pelo futuro. Com a chegada da computação no nosso dia a dia, nós começamos a automatizar e agilizar atividades menos braçais e passou a automatizar atividades intelectuais”.
O Conselheiro Federal, Mansour Elias Karmouche, foi o debatedor. “Gostaria de parabenizar o dr. Gustavo pelo enriquecedora apresentação, é um tema palpitante, a inteligência artificial está ligada a LGPD e essas reflexões nos trazem muitas inquietudes. Nós temos que trazer este tema a tona, porque a inteligência artificial tem sido usada em vários tribunais”.
O Diretor do Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados Arthur Sabbat, falou sobre o Regulamento do Encarregado. “Quero agradecer essa oportunidade. O Regulamento do Encarregado nasceu da agenda regulatória, porque a norma a LGPD foi muito restritiva quando abordou o encarregado, que é uma figura essencial para a conformidade das organizações”.