99º Colégio de Presidentes da OAB/MS debate prioridades para a advocacia no triênio 2025-2027

Data:

Na manhã desta quinta-feira (27), os integrantes do 99º Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/MS reuniram-se para discutir temas relevantes para a advocacia sul-mato-grossense. Este encontro marca a primeira reunião de trabalho dos presidentes das subseções para o triênio 2025-2027.

A mesa de trabalho foi composta pelo Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, pela Vice-presidente, Marta do Carmo Taques, pelo Secretário-Geral e Corregedor-Geral, Luiz Renê Gonçalves do Amaral, pela Secretária-Geral Adjunta, Letícia Arrais Miranda Guimarães, pelo Diretor-Tesoureiro, Fábio Nogueira Costa, pelo Procurador-Geral da OAB/MS, Sandro Rogério Monteiro de Oliveira, pela Vice-Presidente da CAA/MS, Heloysa Furtado, pelo Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Walfrido Azambuja, pelo Coordenador das Comissões e Conselheiro Estadual, Felipe Simões, e pelo Conselheiro Federal e Membro Honorário Vitalício, Mansour Elias Karmouche.

Ao abrir os trabalhos, o Presidente Bitto Pereira expressou sua satisfação em iniciar mais um encontro com os presidentes das subseções, reiterando a importância da troca de conhecimento e experiências entre os participantes.

“Aproveitem esta oportunidade para conhecer a realidade de todo o estado, suas peculiaridades e dificuldades, algumas delas comuns a todos nós. Nosso papel na diretoria é apoiar as demandas e as discussões, portanto, não hesitem em se manifestar. Os desafios se renovam constantemente, mas a discussão coletiva facilita a busca por soluções”, afirmou Bitto Pereira.

Participaram da reunião os presidentes Otávio Ferreira Neves Neto (Corumbá), Tiago Martinho (Três Lagoas), Leandro Sampaio Pereira (Aquidauana), Edna Regina Alvarenga Bonelli (Dourados), Laura Karoline Silva Melo (Ponta Porã), Daniela Peres Carósio de Oliveira (Paranaíba), Stênio Ferreira Parron (Nova Andradina), Anna Maura Schulz Alonso Flores (Naviraí), Darci Cristiano de Oliveira (Coxim), Ana Paula Vieira e Silva (Amambai), Rafael da Silva Campos (Jardim), Northon Borges Rezende (Cassilândia), Marcos Pereira Araújo (Maracaju), Patrícia Teodoro Pinto de Castro (Camapuã), Camila Rodrigues Melo (Fátima do Sul), Patrícia Alves Lopes (Costa Rica), Marcelo de Oliveira Barbosa (Rio Brilhante), João Paulo Hidalgo de Moraes (Ivinhema) e Luiz Renato Mendonça Zissmann, representando a subseção de Bataguassu.

Também estiveram presentes os presidentes Célia Regina Bernardo da Silva (São Gabriel do Oeste), Alyne Alves de Queiroz (Aparecida do Taboado), Marla Diniz Brandão Dias (Bonito), Leandro Sampaio Pereira (Bela Vista), Tarcila Carlesse Lisbinski (Sidrolândia), Carlos Antonio Molina Azevedo (Mundo Novo), Edmilson Antonio Pattini Jr. (Chapadão do Sul), Marcelo Rodrigues Silva (Caarapó), Carlos Adão Nogueira Lopes (Iguatemi) e Anderson Denis Martinazzo (Pedro Gomes).

O Diretor-Geral da ESA/MS, João Paulo Delmondes, destacou o expressivo número de participantes na aula inaugural da Escola, tanto presencialmente quanto online, e convidou a todos a participarem das próximas atividades. “Alinhados com as diretrizes da gestão Bitto Pereira, estamos preparados para promover eventos relevantes para a advocacia”, salientou.

A Diretora da CAA/MS, Heloysa Furtado, anunciou uma reunião com os delegados para o dia 11 de abril, incentivando a participação de todos para o debate e apresentação de futuros projetos.

O Conselheiro Federal e Membro Honorário Vitalício, Mansour Elias Karmouche, enfatizou a responsabilidade de cada presidente na representação de suas respectivas subseções. “Somos quase 19 mil profissionais e essa dedicação nos permite retribuir o que de bom a advocacia nos proporcionou, além de realizar ações necessárias e importantes para a nossa classe”, pontuou.
Antes do início dos debates, os presidentes das subseções fizeram suas apresentações, mencionando seu tempo de atuação na advocacia, os principais aspectos de suas regiões, o período em que estão à frente das subseções e se colocaram à disposição para colaborar com os colegas de outras localidades.

Durante o encontro, foi ressaltado o crescente número de mulheres na presidência das subseções, a importância dos debates para a defesa das prerrogativas da advocacia, a relevância das decisões tomadas no Colégio para a classe e a união de esforços como demonstração da força da Ordem dos Advogados em Mato Grosso do Sul.