Auxílio-maternidade e vacinação contra gripe na pauta da CAAMS

Data:

Roberto Costa, da assessoria da CAAMS

Campo Grande – Na reunião de hoje (10), com início previsto para as 08h30, a diretoria da CAAMS (Caixa de Assistência dos Advogados do Mato Grosso do Sul) irá deliberar sobre dois temas considerados de grande importância para os advogados associados e seus dependentes: a implantação do auxílio-maternidade e a realização da campanha contra gripe.

A implantação do auxílio-maternidade para advogadas autônomas, sem vínculo empregatício, conforme a secretária-geral Fernanda Corrêa (autora da proposição), é mais um benefício que a CAAMS irá proporcionar as profissionais sul-mato-grossenses, sem que haja a necessidade de aprovação por parte do Conselho Estadual da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil.

Conforme levantamento feito pela secretária-geral, em todo o Estado são 2.992 profissionais advogadas devidamente inscritas na OAB/MS, sendo 1.990 atuando em Campo Grande, e 922 no interior.

Com relação à proteção à maternidade, Fernanda Corrêa disse que a proposta em questão tem caráter eminentemente social, acrescentando que, ao proteger a maternidade a CAAMS preservará a mulher advogada autônoma, que, ao exercer a função materna, naturalmente reduzirá o exercício profissional.

Vírus Influenza – A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. Ela pode afetar milhões de pessoas a cada ano. É altamente contagiosa e ocorre mais no final do outono, inverno e início da primavera. Também é responsável por várias ausências ao trabalho e à escola, além de poder levar à pneumonia, hospitalização e morte. Argumento bastante convincente para justificar a realização da campanha contra gripe, defendida pelo vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Jésus Cunha.

O vice-presidente buscou na Internet todas as informações necessárias sobre o vírus Influenza. Apurou que existem três tipos deste vírus: A, B e C. O vírus Influenza A pode infectar humanos e outros animais, enquanto que o Influenza B e C infecta só humanos. O tipo C causa uma gripe muito leve e não causa epidemias.

O vírus influenza ocorre de maneira epidêmica uma vez por ano. Qualquer pessoa pode se gripar. Contudo, as pessoas com alguma doença respiratória crônica, com fraqueza imunológica, imunidade enfraquecida e idosos têm uma tendência a infecções mais graves com possibilidade de complicações fatais

Reunião de trabalho – Liderada pelo presidente Paulo Roberto Neves de Souza, a reunião contará com a participação dos seguintes diretores: Jésus Cunha (vice-presidente), Fernanda Corrêa (secretária-geral), Eclair Nantes Vieira (secretária-geral adjunta) e José Aparecido Barcellos (tesoureiro).