Advogado "cassador de prefeitos" é denunciado à OAB-MT
Cuiabá (MT) – O Tribunal de Ética da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Mato Grosso recebeu representação contra o advogado José Geraldo Scarpati, que se auto-intitula “o caçador de prefeitos” e vem agindo em diversos municípios mato-grossenses, oferecendo seus serviços para afastar vereadores, convocar suplentes e cassar o prefeito. O caso será julgado pelo Tribunal de Ética, podendo resultar na suspensão ou cassação da carteira do advogado.
Segundo a denúncia, protocolada por um advogado, Scarpati já tentou cassar prefeitos em diversos municípios de Rondônia e, mais recentemente, tentou agir em Rondolândia e Juscimeira. Essa comercialização de seus serviços seria feita sem que o denunciado tivesse sequer registro suplementar para advogar no Estado, já que sua inscrição na OAB seria de Rondônia.
Ainda segundo a denúncia, o “caçador de prefeitos” se aproxima de vereadores de oposição e oferece seus serviços. Depois de contratado, ele “fabrica” denúncias e documentos e usa a imprensa para tentar criar uma crise política no município. Depois, instrui as câmaras municipais a convocar sessões extraordinárias com o objetivo de afastar vereadores da situação, convocar imediatamente seus suplentes e nomeá-los em cargos importantes na Mesa Diretora. Com isso, a gestão pública é deixada de lado e se instala uma verdadeira guerra política e jurídica.
Para o conselheiro federal da OAB pelo Estado, Ussiel Tavares, o caso é incomum e exige atenção das autoridades públicas. “A denúncia é gravíssima e, caso comprovada, iremos agir com o máximo rigor”.