OAB-MS obtém apoio do Exército ao movimento MS Contra a Violência
Campo Grande – O Exército Brasileiro manifestou hoje (9) apoio ao Movimento MS Contra a Violência, encabeçado pela OAB-MS, e reforçou que está sempre pronto a defender a segurança nacional, inclusive atuando na região de fronteira desde respeitadas as normas constitucionais. Esse foi o resultado considerado “bastante positivo” da visita que o presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Fábio Trad, fez nesta tarde ao comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), general-de-exército José Carlos De Nardi, acompanhado do coordenador do movimento, advogado José Augusto Lopes Sobrinho.
Além do comandante, receberam os representantes da OAB-MS na sede do CMO em Campo Grande os generais-de-brigada João Henrique Carvalho de Freitas, chefe do Centro de Operações do CMO; e Paulo Roberto Ferreira Vianna, chefe do Estado Maior do CMO. Com os advogados, participou do encontro o coronel da reserva José Walbran Jucá.
Fábio Trad que visitou o CMO para pedir apoio ao movimento considerou bastante produtivo o encontro. Além de enaltecer a iniciativa que visa unir a sociedade através de seus segmentos representativos contra a violência em Mato Grosso do Sul, os generais lembraram que o Exército já tem atuado no combate ao crime.
Citaram, por exemplo, a operação Atalaia que no período de 26 a 30 de março deste ano reuniu na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e Bolívia unidades militares de Bela Vista, Ponta Porã, Amambaí, Nioaque e Dourados. A operação teve por finalidade prevenir e reprimir os delitos transfronteiriços e ambientais no que se refere a entrada e saída ilegal no território nacional de armas, munições, explosivos e outros produtos bélicos; bem como o tráfico de entorpecentes e drogas e contrabando. Os oficiais lembraram que este tipo de atuação não é permanente, pois a Constituição não permite, mas que o Exército está pronto em atender os interesses nacionais dentro dos preceitos constitucionais.
“Consideramos o encontro como bastante produtivo já que o Exército demonstrou que vê bons olhos o movimento liderado pela OAB-MS unindo a sociedade contra a violência e abriu a possibilidade de repensar, inclusive, a atuação no combate à criminalidade desde que modificadas as limitações constitucionais, o que não impede de participar de algumas operações pontuais limitadas no tempo e no espaço a serem definidas de acordo com a necessidade”, avaliou Fábio Trad depois da reunião.
Parcerias culturais – A visita serviu ainda para a abertura de um canal que deve possibilitar futuras parcerias culturais entre as instituições. “Pela primeira vez a OAB-MS se aproxima do Exército Brasileiro numa demonstração de respeito e admiração à função constitucional que exerce e, sobretudo, aos valores de disciplina, civismo e altruísmo que lhes são inerentes. Será uma grande parceria cultural e institucional que a Ordem pretende manter com essa instituição que honra o país”, afirmou o presidente seccional da Ordem.
A intenção é realizar cursos em parceria entre a Escola Superior de Advocacia (ESA) e a Escola Superior de Guerra (ESG) em temas de interesse das duas instituições como Direito Penal Militar, Direito Processual Penal Militar, Legislação Militar etc. Além disso, a OAB/MS se dispôs a participar de atividades culturais que envolvam o Colégio Militar de Campo Grande.