OAB de Dourados apresenta projeto que beneficia acadêmicos de Direito

Data:

Dourados – O presidente Sérgio Henrique Pereira Martins de Araújo, da 4ª Subseção da OAB, sediada em Dourados esteve semana passada em Campo Grande para apresentar à diretoria da OAB/MS e ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Carlos Brandes Garcia, o Projeto Interinstitucional de Estágio Curricular Supervisionado Não-obrigatório que firma parcerias com  universidades para estágio de acadêmicos de cursos de Direito nos órgãos subordinados ao Tribunal de Justiça na Comarca de Dourados.

O projeto tem o objetivo de propiciar ao aluno-estagiário a visão profissional do sistema judiciário e fazer com que ele adquira o conhecimento prático das diversas atividades desenvolvidas pelos cartórios e pelo Fórum, auxiliando no desempenho das ações cartorárias, colaborando com a agilidade do processo. O estágio será coordenado e fiscalizado pela OAB.

De acordo com o coordenador do projeto, Sérgio Henrique, o presidente do TJ-MS, desembargador João Carlos Brandes Garcia apreciou o projeto e disse que pretende estender para todo o Estado de Mato Grosso do Sul. Para Brandes, o projeto é eficaz e irá agilizar os trabalhos do judiciário, além de aproximar os futuros profissionais do Direito do cotidiano do judiciário. “Ele gostou muito da proposta e vê o projeto como mais uma base fortalecedora para a formação do profissional”, afirmou.

No início do ano, Sérgio Henrique esteve reunido com os coordenadores dos cursos de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para a apresentação da proposta e debate do assunto. A idéia foi apreciada pelos representantes que esperam que a proposta seja colocada em prática já em 2008.

Sérgio Henrique disse ainda que com a execução do projeto os novos advogados irão adquirir mais experiência no manuseio de processos e estarão contribuindo com a funcionalidade dos trabalhos. “Dessa forma, o acadêmico, o judiciário e a população serão beneficiados”.