Dia Nacional do Campo Limpo visa conscientização ambiental na produção agrícola

Data:

O agronegócio nacional é onde começa a cadeia que movimenta o setor alimentício brasileiro. Esta cadeia abrange uma logística, em que é indispensável para o bom desenvolvimento da agricultura a utilização de insumos agrícolas, sempre sob a supervisão de um engenheiro agrônomo. Instituído pela Lei Federal 11.657, o Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado todo dia 18 de agosto e é um instrumento de conscientização para a correta destinação das embalagens vazias, após utilização nas lavouras. A iniciativa visa, principalmente, alertar para a importância do desenvolvimento sustentável na agricultura, por meio da educação ambiental.

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), André Luis Xavier Machado, destaca a relevância do Dia Nacional do Campo Limpo e recorre à História para justificar os benefícios que os insumos agrícolas trazem para a produção nacional: “Durante os séculos XVIII e XIX, o desenvolvimento científico começou a se relacionar com a produção e a ciência passou a ser colocada a serviço da modificação da natureza, em busca da solução dos problemas produtivos do ideal de progresso”. Para ele, após evoluções tecnológicas, que inclusive sacrificaram alguns recursos naturais, há uma necessidade latente de uma “nova e necessária consciência ambiental, que requer também o inadiável reconhecimento e consciência de que todos nós somos responsáveis e devemos cuidar dessa enorme e flutuante esfera azul”, enfatiza.

Nos primeiros meses de 2013, foram recolhidos mais de 260 mil toneladas de embalagens vazias, segundo dados do inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, entidade criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos, de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002, que é a responsável pela promoção das ações do Dia Nacional do Campo Limpo. Celebrado todo dia 18 de agosto, neste ano as ações têm início no dia 16 e são realizadas em escolas, comunidades e postos de recebimentos de embalagens vazias.

Na Capital, as atividades estão sendo realizadas durante todo o dia no Centro de Educação Ambiental do Polonês. “É uma data de extrema importância, pois representa os bons resultados obtidos pelo homem do campo, que está comprometido com a destinação correta das embalagens”, afirma o coordenador regional de operações do inPEV, Hamilton Rondon Flandoli. O Centro de Educação fica à rua Corveta, 141, no Carandá Bosque.