Material da Semana do Índio conta com obra da artista Deuseni Felix

Data:
A Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (COPAI) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realiza de 24 a 26 de abril a V Semana do Índio, com o tema “A Importância do Esporte na Manutenção da Cultura e dos Costumes dos Povos Indígenas”. O evento, que também discute a violência e o preconceito praticados contra mulher indígena, acontece na sede da OAB/MS de Campo Grande (MS), com entrada gratuita. A pintura retratada nas peças de divulgação do evento foi cedida pela artista plástica Deuseni Felix. 
Deuseni trabaha há mais de 20 anos como artista plástica e em cada tela que compõe, a artista retrata uma história, baseada em pesquisas e visitas às aldeias. “Sou extremamente apaixonada por essa cultura. Minha casa é praticamente uma biblioteca indígena”. O interesse de Deuseni pela cultura e tradição dos índios teve início a partir da curiosidade do filho a respeito da importância do Dia do Índio. “Fui procurar referências em livros, revistas e na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Apesar do pouco acervo, encantei-me com as pesquisas e após isso comecei a desenhar, pintar e hoje meu trabalho é reconhecido. Estou orgulhosa de minha arte contribuir para esse evento tão importante em Mato Grosso do Sul”, destaca Deuseni, que já teve suas pinturas divulgadas em diferentes países como Bélgica, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos.
A semana tem início no dia 24, com a palestra de abertura “O Índio na História”, ministrada pelo doutor e professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Neimar Machado de Sousa. Os palestrantes no dia 25 serão os fundadores dos Jogos Indígenas, Marcos Terena e Carlos Terena.
A Violência à Mulher Indígena também será abordada no encontro com a palestra, no dia 25, às 19h30, com a promotora Ana Lara de Castro. Para encerrar as atividades, o dia 26 contará com atividades como futebol, feira de artesanato e culinária e exposição do filme “Xingu”.