Nélson Nery e Georges Abboud lançam livro durante Conferência e debatem Novo CPC

Data:

As alterações promovidas no novo Código de Processo Civil (CPC) e suas implicações são temas em constante discussão junto aos profissionais da área jurídica. Partindo dessa necessidade, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) convidou Nelson Nery e Georges Abboud para participar do Painel “Pontos Positivos e Negativos do CPC: balanço de um ano de vigência”.

O tema foi discutido na noite desta sexta-feira (09) na XIV Conferência Estadual da Advocacia de Mato Grosso do Sul, que acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

“Como em qualquer outro sistema legal, o Código Civil tem pontos positivos e pontos negativos. Eu destacaria como positivo a criação do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, assim como regra da fundamentação da sentença de juiz. Como ponto negativo, o agravo de instrumento, o calcanhar de Aquiles, um sistema ruim já que trata o agravo apenas como algumas hipóteses”, salientou Nelson Nery Júnior.

Ainda segundo o Professor Nery, “as perguntas da mesa de debate foram muito pertinentes, o que mostra a atenção e a preocupação do advogado em saber como trabalhar com esse novo Código de Processo Civil e quais são os problemas que estão acontecendo nos tribunais do país”.  

"A exposição do Professor Nery revela uma posição realista do novo código, sem folclores ou rodeios, um jurista reconhecido por atender os reclames práticos dos advogados e que veio a Mato Grosso do Sul para prestigiar a OAB e a advocacia sul-mato-grossense", observou o Diretor-Tesoureiro da OAB/MS, Stheven Razuk, que presidiu a mesa de debates.

Já, Georges Abboud, diretor acadêmico e membro da Associação Brasileira de Direito Processual Civil, além de professor em várias universidades, destacou na mesa de debates o grande desafio da advocacia contemporânea com o novo sistema. “A OAB e a advocacia tem que pensar em novas estruturas de atuação e refletir sobre o seu papel acerca desse redesenho e aumento de poder que os Tribunais Superiores adquiriram”.

Os dois professores ainda lançaram o livro “Direito Constitucional Brasileiro” durante a Conferência. "O lançamento desse livro agregará e muito para as obras jurídicas do país. Nada mais correto que no cenário atual que o país vive recorrer a Constituição Federal como fonte segura de estabilidade, melhor ainda se valer de lições de quem entende da matéria, como os professores Nelson Nery e Georges Abboud”, pontuou Stheven Razuk.

Ainda participaram do painel os Conselheiros Heitor Miranda Guimarães, Sérgio Silva Muritiba, e o Procurador de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul Alexandre Rasslan.