Presidente da OAB/MS recebe visita de cortesia do Contra-Almirante da Marinha do Brasil

Data:

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche, recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (7), visita de cortesia do Comandante do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz.

O encontro reuniu também a Presidente da Comissão de Segurança Pública Cláudia Paniago; o Presidente da Comissão de Meio Ambiente Arlindo Muniz; o Presidente da Comissão e Direito do Militar Paulo Alberto Doreto; o Vice-Presidente da Comissão de Direito Militar Marco Antônio Barbosa e o membro da respectiva Comissão Aluízio Frazão. Estiveram presentes, ainda, representando a Marinha do Brasil o Assessor de Relações Institucionais, Comandante Juliano Teixeira de Freitas Bastos Cunha e o Assistente do Comandante do 6º Distrito Naval, Primeiro-Tenente (AA) Edmare Cardoso Falcão.

O objetivo da visita de cortesia foi estreitar laços entre as duas instituições visando o aprimoramento de políticas em benefício da sociedade. “A Marinha representa simbolismo de ponta para o nosso Estado. A importância de visitas como essa é estabelecer apoio para que a OAB possa além de realizar o seu serviço com os seus profissionais, estar junto também para fazer o aprimoramento das instituições”, citou o Presidente da Ordem Mansour Karmouche.

Segundo o Contra-Almirante Arentz, “a Marinha do Brasil, que atua em Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, procura autoridades de instituições relacionadas, afim de desempenhar melhor as atividades em prol da população em sua área de jurisdição”.

Durante o encontro foi deliberado sobre o primeiro Simpósio de Direito Militar, organizado pela OAB/MS, que vai acontecer 26, 27 e 28 de março, em Campo Grande. O evento é pioneiro em Mato Grosso do Sul e tem por objetivo aproximar os advogados das Forças Armadas e Segurança Pública.

O Presidente da Comissão e Direito do Militar, Paulo Alberto Doreto, deixou as portas abertas para a Marinha do Brasil. “Agradecemos a visita e estamos à disposição para que tragam para nós as demandas que a instituição tiver”, finalizou.

História
A história da Marinha no Centro-Oeste do país começou em 1827, quando foi criado o Arsenal de Marinha da Província de Mato Grosso, em Cuiabá. Em 1861 houve a criação da Capitania dos Portos, em Ladário. Depois, transferiu-se, em 1907, para Corumbá, ocupando, a partir de 1945, seu endereço atual. As agências subordinadas, em Cuiabá, Cáceres e Porto Murtinho foram criadas em 1919.