Moção de Homenagem Póstuma a Dartagnan Zanella Messias recebida pelo pai comove Sessão do Conselho Seccional

Data:


“Meu filho esteve aqui nesta Casa na qualidade de Assessor Jurídico durante um largo tempo. Depois disso enfrentou a advocacia militante e digo com orgulho de pai e isenção de colega que o seu desempenho foi sempre marcado pelo respeito e pela ética. A dor é imensa e é interminável, mas tenho o consolo de saber que o meu filho desfrutou da amizade dos seus colegas a quem sempre se portou com dignidade e respeito, extravasando em cada um dos seus atos o amor que tinha pelo semelhante”.

Foram com essas palavras que emocionaram a todos que o ex-Presidente da Subseção de Coxim, Irajá Pereira Messias, agradeceu Moção de Homenagem Póstuma dedicada ao filho Dartagnan Zanella Messias, durante o Conselho Seccional desta sexta-feira (26), na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS).

Dartagnan Zanella Messias atuou como Assessor Jurídico da OAB/MS entre os anos de 2007 e 2009. Ele faleceu prematuramente, aos 42 anos, em setembro de 2018, em decorrência de infarto fulminante. “Posso dizer a todos os advogados que Dartagnan foi um exemplo de advogado correto, honesto e ético. A todos os amigos que foi um exemplo de dedicação e amizade. A todos os pais que foi exemplo de filho ao mesmo tempo em que foi um pai exemplar. A todas as esposa que foi um exemplo de esposo. Se todos fossem iguais ao meu filho tenho certeza que o mundo seria melhor. Agradeço em nome da minha família a essa linda homenagem prestada à memória do meu filho”, reconheceu Irajá Messias que neste ano completa 45 anos de advocacia.

“Acumulei uma experiência enorme e apesar desse tempo longevo era natural que o meu filho aprendesse comigo. No entanto, existe um verdadeiro paradoxo. Porque era eu quem aprendia com ele. Era ele quem me ensinava em razão da sua determinação em ser um advogado estudioso, responsável e extremamente zeloso das causas que abraçava”, relembrou, emocionado.

Cirilo Cassanta destacou que a proposição de homenagem é em conjunto entre ele e o Conselheiro Alexandre Beinotti e trouxe de volta à memória o último encontro com Dartagnan. “Foi no Fórum. Conversamos durante 40 minutos e ao se despedir, como de costume, me abraçou e beijou a minha cabeça. Jamais poderia imaginar que seria o meu último contato com ele nesse plano terrestre. Uma semana depois recebo a notícia do seu falecimento, o que me deixou bastante consternado. Hoje estamos aqui para celebrar a memória daquele que sempre nos tranquilizou”, declarou.