Comissão da Igualdade Racial firma parceria com Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro/MS

Data:

A Comissão da Igualdade Racial (COMIR) recebeu na noite desta terça-feira (03), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), a visita da Coordenadora do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro/MS. O objetivo do encontro foi firmar parcerias visando a aproximação da população negra do Estado com as ações da Seccional.

Em reunião com a Coordenadora do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro/MS, Romilda Pizani, a presidente da COMIR, advogada Silvia Constantino, vice-presidente Odete Cardoso e os membros Advogado Kayque Leandro e o Procurador do Estado Rafael Brasil, discutiram sobre o projeto “OAB vai nas Comunidades Quilombolas” e como criar uma política de aproximação dos advogados (as) negros atuantes no Estado com a instituição.

De acordo com Silvia Constantino, o primeiro passo para essa aproximação já foi dado, visto que no sistema da OAB/MS foi incluído a pedido da Comissão o campo (raça/cor), que antes não estava disponível. “É fundamental termos um mapeamento dos nossos pares para sabermos onde eles estão. Somente desta forma será possível trazê-los para nossa Casa com o objetivo de buscar melhores condições de trabalho e até mesmo participação mais efetiva dentro da Ordem”, disse Silvia.

Para o primeiro semestre de 2020 a Comissão está planejando um encontro Estadual com todos os advogados (as) negros do Estado, em que serão discutidos temas como as relações étnico-raciais na formação dos advogados, empreendedorismo e gestão de negócios, racismo estrutural entre outras pautas.

Outro assunto em pauta, o projeto “OAB vai nas Comunidades Quilombolas” que contará com o apoio do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro/MS.“Chegar em uma comunidade quilombola com advogados e advogadas negras será um marco para nossa história aqui no Estado, pois sabemos que são poucos o que conseguem chegar em cargos de notoriedade ou até mesmo se formar”, ressaltou a coordenadora Romilda Pizani.

A perspectiva é que o projeto tenha início a partir de outubro de 2019, abrindo o calendário em alusão ao “Mês da Consciência Negra”, celebrado no mês de novembro. “Estamos na fase de finalização do formato dessas ações que serão desenvolvidas. Nossa meta é percorrer todas as comunidades do Estado levando ao conhecimento delas a existência e os trabalhos desenvolvidos pela Comissão da Igualdade Racial e informações que possam auxiliá-los de alguma forma. Afinal, a OAB também deve cumprir seu papel social, de inclusão e de políticas públicas para a sociedade”, finalizou a presidente.