Comissão OAB vai à Escola realiza 1º evento da campanha de conscientização “Alienação Parental”

A Comissão OAB vai à Escola (Covesc), da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realizou o primeiro evento da campanha de conscientização sobre a Alienação Parental. O evento foi na sexta-feira (30), na Associação das Irmãs Franciscanas de São José, em Campo Grande, e reuniu cerca de 40 pais e mães. O tema foi ministrado pela Secretária-Geral da Comissão, Liliane Pimentel Ribas.

Liliane explicou que a Alienação Parental acontece quando pai, mãe ou quem é responsável pela criança ou adolescente tenta, de forma abusiva, afastar o filho do relacionamento com o outro genitor e sua família. Ou seja, quando um dos genitores tenta de várias formas destruir ou impedir a relação da criança e do adolescente com o outro e a família.

A Advogada também abordou sobre a Lei 12.318/10 de combate à alienação. Segundo ela, pais que cometem alienação, podem ter suas guardas revertidas, em favor do genitor alienado e nos casos mais graves até ser destituído do poder familiar.

“É de suma importância conscientizar os pais sobre o que é a alienação, conhecer as atitudes que são consideradas e, principalmente, as consequências que sofrem os filhos. Na maioria dos casos, os genitores saem do relacionamento conjugal totalmente frustrados e machucados e não têm a mínima noção do que é. Tão pouco das consequências que seus filhos sofrem com tais atitudes e que perdurarão até a vida adulta, gerando inúmeros problemas. De todos os pais que participaram do evento nenhum sabia o que é alienação, porém ao mostrar para eles as atitudes do alienador a maioria assumiu que já cometeu um ato ou outro”, enfatizou Liliane.

A Comissão OAB vai à escola trabalha em parceria com as instituições de ensino levando diversas informações para jovens, corpo docente e também pais, mães e familiares. “A alienação parental é o mal do século. Assola milhares de lares em todo o Brasil. A população comete atos de alienação porque não tem a consciência do mal que causam em seus filhos. A única ferramenta para combatê-la é a conscientização. Se de cada reunião, palestra, um pai ou uma mãe mudar suas atitudes e não cometer mais alienação é a vida de uma criança que estamos salvando”, finaliza Liliane.