Comissão de Assuntos de Defesa e Estudos Estratégicos debate realização de eventos em 1ª reunião de 2020

A Comissão de Assuntos de Defesa e Estudos Estratégicos (CADEE) realizou nesta segunda-feira (10) a primeira reunião de trabalho deste ano de 2020. Entre os temas tratados estiveram dois eventos de suma importância tanto para operadores do Direito quanto para toda a sociedade sul-mato-grossense, que serão realizados entre os meses de março e maio.
O primeiro deles, “6º Seminário Mulheres, Paz e Segurança: perspectivas de gênero nas Forças Armadas”, organizado pela Associação de Colégios de Defesa Ibero-Americanos (ACDIA), em parceria com Escola Superior de Guerra do Rio de Janeiro, conta com apoio de divulgação da OAB/MS.
O evento será entre os dias 10 de março a 2 de abril, com transmissões simultâneas no Brasil, Portugal, Equador, Uruguai, República Dominicana, El Salvador e Espanha. Serão três blocos de diferentes temas com apresentações e debates. Em Mato Grosso do Sul, a transmissão será sediada em Campo Grande, na ALA 5 – Antiga Base Aérea de Campo Grande. Faça aqui a inscrição.
De acordo com a membro da Comissão de Assuntos de Defesa e Estudos Estratégicos Lídia Maria Ribas, “o objetivo é analisar e discutir a integração feminina e as perspectivas de gênero nas operações militares, em uma visão histórica e contemporânea, considerando contextos sociais e organizacionais no universo ibero-americano”.
“Teremos o privilégio de recepcionar este evento em Mato Grosso do Sul’, destacou o Presidente da Comissão Marco Antônio Barbosa.
3º Congresso Internacional de Ciências Militares
O segundo evento trata-se do 3º Congresso Internacional de Ciências Militares, realizado pela OAB/MS e o Instituto Brasileiro de Estudo e Pesquisa de Direito Militar (Inbradim), nos dias 19, 20 e 21 de maio, na Uniderp. Além de técnico, o Congresso tem caráter acadêmico-científico e contará com série de atividades, como: minicursos e apresentações de trabalhos estudantis e a presença da Ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Guimarães Rocha
Os eixos temáticos serão: Ciências do Direito; Defesa Nacional de Estudos Estratégicos, Desenvolvimento, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade; Matriz Energética Brasileira; Histórico Militar; Enfrentamento dos Crimes Cibernéticos, Tecnologia e Inovação Social; Direitos Fundamentais: democracia e cidadania e Enfrentamento dos Crimes de Corrupção e Lavagem de Dinheiro. Contará com a participação de ministros e representantes de outros países.
Para o parceiro da Comissão, Perito Criminal do Instituto de Criminalística Eduardo Carvalho, o Congresso oportunizará à sociedade conhecer os serviços prestados pelas Forças Armadas. “Estabelece de certa maneira uma ponte de comunicação, cuja finalidade é romper desafios e estreitar o conhecimento da construção da história das Forças Armadas, muitas vezes desconhecida para a sociedade. Para o operador do Direito o congresso será relevante para discutir e aplicar dispositivos jurídicos, voltados ao direito militar”, disse.
As inscrições podem ser feitas no site do Inbradim.
Texto: Laura Holsback