Aos 82 anos, 1ª Promotora de Justiça de Mato Grosso uno Adnil Maria da Silva recebe carteira da OAB

Data:

Adnil Maria da Silva, aos 82 anos, decidiu que não ia parar. A primeira Promotora de Justiça do Estado de Mato Grosso uno recebeu, nesta segunda-feira (16), carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS).

Adnil e outros três novos advogados foram recepcionados, em entrega de carteira, pelo Presidente Mansour Elias Karmouche, Vice-Presidente Walfrido Azambuja Júnior, Secretário-Geral Stheven Razuk, Secretária-Adjunta Eclair Nantes, Conselheira Estadual Shênia Maria Renaud Vidal e os Advogados Pedro Gonçalves e Gustavo Passareli.

Em seu discurso, o Presidente da OAB/MS deu as boas-vindas aos novos advogados e advogadas destacando a importância da advocacia. “Nesse período de pandemia vivemos um grande desafio. A advocacia ressurge a cada momento. A OAB completa essa semana 90 anos. Vocês estão assumindo, a partir de hoje, esse papel, de defender a sociedade. Ajam sempre com ética buscando sempre a justiça e contem com essa Casa para defender suas prerrogativas e a nossa cidadania”.

Mansour parabenizou a nova Advogada Adnil Maria da Silva. “Estamos vivenciando um momento histórico, de uma mulher que teve sua carreira como Promotora de Justiça de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Uma história que enobrece o Ministério Público e agora a Ordem dos Advogados”.

Nascida em Várzea Grande, Doutora Adnil foi a primeira Promotora de Justiça do Estado de Mato Grosso uno. Ela ingressou no cargo, após concurso público, em 1964, um ano depois de terminar o curso de Direito. Foi transferida para Dourados e, após a divisão do Estado, se mudou para Campo Grande e foi a primeira Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS).

“Desde que eu me formei, eu sempre quis exercer a profissão. Assim que me formei, eu prestei o 1° concurso para o Ministério Público do então Mato Grosso uno, em 1964, no qual trabalhei até 2008, quando me aposentei. Nesses 40 anos morei em Alto Araguai, Rondonópolis, vim para Dourados, depois fui promovida, até chegar em Campo Grande, ainda Estado Uno. Fui a 1ª Procuradora-Geral de Justiça do então estado novo de Mato Grosso do Sul”, explicou Adnil.

Ela completou 82 anos há 10 dias, no dia 06/11. A idade não foi empecilho e agora ela entrou na advocacia, recebendo a carteira 25.978. “Fui incentivada pela minha amiga Shênia Vidal a voltar para advocacia e então fiz minha inscrição. Não vou ficar parada. Agora eu pretendo trabalhar no direito de família. A gente precisa estar sempre se atualizando e estudando”, disse animada ao lado dos filhos Vanessa da Silva Torraca e Vanoni Torraca Júnior.

Receberam também carteira hoje os Advogados Anna Theresa Santos de Arruda Braga, Laudison Gabriel da Rocha Silva, Vinicíus Mesquita Corrêa de Freitas e a Estagiária Priscila Emanuelle Merlotti de Oliveira.

Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber