Nota de falecimento - Roberto Moaccar Orro

Data:

É com pesar que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), informa o falecimento, nesta segunda-feira (23), do Advogado e ex-Deputado Roberto Moaccar Orro.

Formado pela Faculdade de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro nas vésperas do golpe de Estado que instalou a ditadura militar no País, ele depois defendeu os presos políticos até ser detido pelos militares.

Um dos nomes mais conhecidos da política sul-mato-grossense, Roberto Orro foi um dos fundadores do MDB, elegeu-se o vereador mais votado por Aquidauana em 1976. Fez parte da primeira Assembleia Constituinte do então recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul, em 1979. Ele cumpriu quatro mandatos, tendo presidido o Parlamento em 1994.

Aos 83 anos, Doutor Roberto deixa a esposa Yonne Ribeiro Orro, as filhas Nilza, Izabel e o filho Felipe Orro, também Deputado Estadual.

O Presidente da OAB/MS Mansour Karmouche lamentou profundamente a morte do “combativo advogado e militante dos Direitos Humanos Roberto Orro. Conheci o Dr. Roberto ainda nos tempos de infância, ele já era amigo de meu Pai, que além da amizade nutria uma grande admiração por ele, pela sua luta, determinação e honestidade. A família Orro, de origem libanesa, tem um histórico de trabalho pela sociedade sul-mato-grossense. Dr. Roberto deixa um legado que entra para os anais da história. Sua ausência deixa sentimentos profundos em todos nós. Nossa irrestrita solidariedade à família, que faço na pessoa do seu filho o Advogado e Deputado Estadual Felipe Orro”.

A família informou que o corpo será velado e enterrado em Aquidauana, cidade onde a família mora.