Seccional de MS vota sim pela paridade de gênero e de raça para eleições da OAB

A Seccional Mato Grosso do Sul apoia a paridade de gênero e a política de cotas para negros e pardos nas eleições da Ordem dos Advogados do Brasil. A proposta de reforma do sistema eleitoral foi apresentada, nesta terça-feira (1°), em Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB.
A proposição, aprovada pelos Presidentes e Diretoria do Conselho Federal, estabelece que as chapas, para obterem o registro, deverão obedecer ao percentual de 50% para candidaturas de cada gênero, tanto para titulares como para suplentes, além de um percentual para cota racial de 15%.
Para o Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche, é mais uma luta vencida com apoio da Seccional sul-mato-grossense. “É mais um avanço significativo para o equilíbrio da desigualdade evidente que existe no Sistema OAB. Temos que reparar, ou seja, fazer essa compensação histórica tão necessária para que a entidade mais pluralista da sociedade brasileira realmente seja digna de respeito. A OAB/MS apoia a paridade para as próximas eleições e espera que seja aprovado, tão logo possível, o Sistema de Eleições Diretas Já”.
A proposta vai para o Pleno do Conselho Federal da OAB, onde será votada no próximo dia 14 de dezembro.
Texto: Catarine Sturza / Foto: CFOAB