OAB/MS recebe aos quadros 20 profissionais em 1ª entrega de carteiras do ano

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realizou nesta segunda-feira (25), o primeiro ato para entrega de carteiras deste ano de 2021. Divididos em duas turmas para não haver aglomeração, tendo em vista ainda o período de pandemia, 19 advogados (as) e uma estagiária receberam o documento que permite exercer legalmente a profissão.
Participaram o Presidente Mansour Elias Karmouche, a Secretária-Geral Adjunta Eclair Nantes, o Diretor-Tesoureiro Marco Rocha, o Conselheiro Federal e Vice-Diretor da Escola Superior da Advocacia (ESA) Nacional Luis Cláudio Bito Pereira, a Secretária-Geral Adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS) Janaina Pouso, a Presidente da Comissão de Direito da Família Ariane Amorim Garcia, o Secretário-Geral da Comissão de Estágio e Exame de Ordem Thiago Souza e a Advogada Samira Ambar.
Ao receber os novos operadores do Direito, o Presidente Mansour falou do orgulho em tê-los nos quadros da instituição e lembrou da aprovação da Lei de Criminalização da Violação das Prerrogativas, conquistada na gestão passada e sancionada no início dessa gestão. “Desde o início da história da OAB no Brasil nunca tivemos um Projeto de Lei dessa magnitude. Essa grande revolução para a nossa classe foi graças ao trabalho dessa gestão”, comemorou.
O Presidente também destacou a grande luta pelas Eleições Diretas. “Essa é a nossa grande bandeira hoje. Mato Grosso do Sul foi o primeiro a se manifestar nessa defesa. Precisamos que a democracia seja plena em nossa instituição e, assim como vocês escolhem os diretores das seccionais, que possam escolher também a diretoria do Conselho Federal”, pontuou.
Mansour frisou aos novos profissionais que o pagamento da anuidade retorna a eles, em benefícios e prestação de serviços. “A classe atualmente conta com ampla estrutura. São 92 salas, Espaço Coworking, Escritório Compartilhado, Sede Campo, dentre outros, que podem ser utilizados gratuitamente”, sinaliza.
Fazendo o uso da palavra, a Secretária-Geral Adjunta da OAB/MS Eclair Nantes convidou a todos a fazerem parte da instituição. “Venham para esta casa, inscrevam-se em nossas mais de 80 comissões. Vocês são a alma deste grande trabalho que realizamos em prol da nossa classe e sociedade”, disse.
Em discurso, o Conselheiro Federal Bito Pereira discorreu sobre a importância da advocacia na luta pelos direitos dos cidadãos. “ Não é à toa que a lei máxima desse país diz que o advogado é indispensável à administração da Justiça, pois não há Justiça sem advogado. Somos o primeiro juiz da causa. É através da força dos advogados que a sociedade se mantém livre de arbitrariedades. Em todos os momentos da história, não somente do país, mas da sociedade no modo geral, foram os advogados que estiveram nas trincheiras de defesas”, analisou.
Bito finalizou citando um dos “10 mandamentos do Advogado”, cuja obra foi escrita por Juan Eduardo Couture Etcheverry. “Esse é o último e na minha opnião o mais tocante: diz que devemos levar a nossa profissão de forma que se um dia um filho nos peça o conselho de que qual caminho seguir, possamos indicar com orgulho a advocacia. E que assim seja a todos vocês. Desejo sucesso, êxito, muita saúde e prosperidade”, celebrou.
Em nome da turma falou a bacharel Marina dos Santos Barros. “Que Deus nos dê sabedoria nesta nova jornada. Que possamos com seriedade e integridade caminhar fazendo o melhor que pudermos para a nossa sociedade e Brasil. De mãos dadas, vamos fazer a diferença para o nosso país”.
O jovem Advogado Weder Alexandre da Silva também comemorou o recebimento da carteira. “Consegui recentemente, com muito esforço, atingir o meu objetivo que era passar no Exame de Ordem. Vou me dedicar ao Direito Criminal, pois é uma área que gosto muito, complexa e exige muita dedicação”.
Receberam a carteira de advogado (a):
Alisson Martins Cogo, Angelo Arielo Ramirez Abadie, Ariane Pacheco Benites, Beatriz Strack da Cruz, Bruna Cândido Diniz Teixeira, Brunno Domingos Ojeda, Bruno Andrade Machado, Cleiton Jacques Irala, Danieli Stefany Mangelo Cunha, Delmar Antoniole, Daiane Stephani da Silva Jardin, Fabiana Cristina Amaral, Karine de Melo dos Santos, Letícia Aparecida Panhoti Ribeiro, Marina dos Santos Barros, Patrícia Caniza Reche, Tuani Barbara Perusso, Thiago do Nascimento Valente e Wender Alexandre da Silva.
Recebeu carteira de estagiária:
Fernanda Rubia França de Almeida Papa.
Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber