Justiça do Trabalho alerta sobre golpe relacionado a pagamentos de precatórios

Data:

Alguns regionais trabalhistas têm recebido denúncias sobre um novo golpe realizado por meio do envio de mensagens de WhatsApp para credores de precatórios na Justiça do Trabalho.

Ao fazer o contato, o golpista se apresenta como advogado da parte, anuncia o pagamento do precatório e diz que para obter uma “Declaração Anual de Isenção de Imposto de Renda” é necessário o pagamento de custas; ou condiciona a liberação do precatório à emissão de uma Certidão Negativa de Débito. Em alguns casos, o golpista também envia uma foto da secretaria de uma vara do trabalho para convencer a vítima de que ele está em suas dependências e precisa fazer o recolhimento do valor naquele momento.

A Justiça do Trabalho esclarece que não existe cobrança de qualquer taxa para o pagamento de precatórios, tampouco fornece qualquer certidão ou cobra taxas para obtenção de documento dessa natureza. E também sugere que os advogados alertem seus clientes sobre a existência desse golpe, prestando-lhes a devida orientação.

Em caso de dúvida, o Gabinete Especializado de Precatórios do TRT24 está à disposição pelos telefones (67) 33161839 ou (67) 33161744 e pelo e-mail [email protected]. O TRT24 informa, ainda, que não recebeu denúncias de golpes dessa natureza na Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul, mas reforça o alerta de segurança para advogados e jurisdicionados.

Fonte: TRT24