Advogado Raphael Chaia apresenta livro de sua autoria ‘Liberdade de expressão, internet e telecidadania’

O Advogado Raphael Rios Chaia Jacob fez visita de cortesia à Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), nesta quarta-feira (18), para apresentar a obra de sua autoria ‘Liberdade de expressão, internet e telecidadania’ – uma visão crítica acerca do exercício da cidadania nos meios digitais. Composta por um conteúdo didático, em 150 páginas ensina os leitores a entender a dinâmica do exercício dos seus direitos pela internet.
Na ocasião da visita, o Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche foi presenteado com um exemplar. “É uma obra realizada sob aprofundada pesquisa do autor Raphael Chaia e de extrema importância, especialmente neste momento que estamos vivemos de grande polarização política. Neste cenário atual é fundamental termos alguém que se debruçou sobre um tema tão acalorado como a Liberdade de Expressão. A abordagem realizada vai além da crítica. Parabenizo o Doutor Raphael pela qualidade do trabalho. Com certeza servirá de parâmetro para muitos estudos”.
O Advogado atua na área de Direito Digital e contou que o livro começou a ser idealizado em sua pesquisa de Doutorado. Ao perceber que nos últimos 10 anos, os principais movimentos sociais voltados às grandes questões políticas, se iniciaram na internet e ganharam o mundo físico. A partir desta análise, Raphael viu a necessidade de entender a dinâmica entre o movimento não organizado pela internet e o movimento organizado fora dela.
Raphael Chaia também foi em busca de respostas sobre a transição do ciberativismo para a telecidadania, que é o exercício das garantias fundamentais dentro do ambiente digital. “Como pessoas tão diferentes conseguem se organizar em uma meta comum sem que haja uma liderança central dizendo o que devem fazer?”, questiona o advogado.
Outro ponto que a obra aborda está relacionado aos riscos neste espaço de convergência . “Como fica a questão do controle informacional em larga escala, das fake news, do discurso de ódio ou da manipulação de dados? Como tudo isso pode influenciar diretamente no exercício da cidadania e o que pode ser feito para evitá-los, a fim de garantir o exercício pleno dos direitos dentro do ambiente virtual?”, essas são algumas das diversas respostas que o leitor encontra na obra.
Dentre os tópicos discutidos estão: a sociedade digital, direitos e garantias fundamentais com foco na liberdade de expressão, direito de reunião e origem e evolução da telecidadania.
O livro ‘Liberdade de expressão, internet e telecidadania’ – uma visão crítica acerca do exercício da cidadania nos meios digitais, está disponível na Amazon e pode ser adquirido fisicamente ou no formato e-book.
Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber