Reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo tem presença da Diretoria e representantes de instituições

Data:

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo (CDPA) realizou na noite desta quarta-feira (30) no plenário do Conselho da OAB, Seccional Mato Grosso do Sul, a reunião aberta à sociedade, com a presença dos membros da Diretoria da OAB/MS.

O Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, esteve presente na reunião e destacou a importância de temas tratados na instituição, que atuam em prol da cidadania, além da advocacia. “O princípio que fundamenta a Constituição, é o princípio da dignidade da pessoa humana, e essa Comissão que tem o nome de Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo defende uma pauta de cidadania, uma pauta de dignidade da pessoa humana, e ela terá voz ininterruptamente em todos estes três anos que estaremos à frente da OAB/MS”.

O Secretário-Geral Luiz Renê G. do Amaral propôs a criação de uma cartilha de direitos para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e palestras e exposições sobre o assunto a fim de orientar a sociedade. “A gente sabe que os pais e as mães precisam manter a dignidade dos filhos, que poderia ser algo espontâneo e de fácil acesso, seja pelo Estado ou pela sociedade, mas não é isso que a gente vivencia na prática e no cotidiano”.

A Secretária-Geral Adjunta Janine Delgado manifestou apoio, e relembrou o interesse das subseções nas proposições da Comissão. “Nós tivemos recentemente no Colégio de Presidentes e, nós tivemos uma manifestação dos Presidentes no sentido de levarmos palestras e apoio às subseções. Nós estamos à disposição, nós encontraremos modos de viabilizar estes debates”.

A Presidente da Comissão Raissa Duailibi agradeceu a presença da Diretoria, e ressaltou que a Reunião foi aberta à sociedade. “A OAB tem um papel muito importante para a sociedade, através da Comissão vamos conseguir ajudar muitas famílias e pessoas com TEA e por isso precisamos ouvir a sociedade, porque a Comissão é para todos que se interessam pela causa Autista” .

A reunião foi aberta à sociedade, com convidados e especialistas, que participaram com relatos, informações e vivências sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os representantes dos projetos Guardião Azul, Grupo Amaaar, Integrar Tea também estavam presentes. Em pauta foram debatidos Os desafios do diagnósticos para os pais e TEA na Adolescência, estimulação precoce, inclusão nas escolas e Lei Orgânica da Assistência Social.

A Comissão destaca que no dia 2 de Abril é celebrado O Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

 

Texto: Raissa Quinhonez / Fotos: Gerson Walber