Evento Agosto Lilás debate Avanços e Desafios da Lei Maria da Penha

O Evento Agosto Lilás aconteceu na noite da última quarta-feira (28), no auditório da Escola Superior da Advocacia de MS (ESA/MS), e debateu os Avanços e Desafios da Lei Maria da Penha com a Presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher Luciana Azambuja, com a Conselheira Federal Andréa Flores e a Conselheira Estadual e Presidente da Comissão da Mulher Advogada Beatriz Sampaio.
Estiveram presentes: o Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, a Vice-Presidente da CAAMS Marta do Carmo Taques, e a Diretora-Geral da ESA/MS Lauane Braz Andrekowisk Volpe Camargo.
O Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, realizou a abertura do evento. “É uma honra receber todos vocês na casa da Advocacia, especialmente aqui na ESA/MS. Infelizmente temos números alarmantes de feminícidios em todo o país, especialmente no Estado de MS, e hoje a COMCEVID se propôs a debater isso e com três brilhantes advogadas a Conselheira Federal e Professora Andréa Flores e a Conselheira Estadual Beatriz Sampaio e Luciana Azambuja, que tem uma vida dedicada a essa pauta”.
A Diretora-Geral da ESA/MS, Lauane Braz Andrekowisk Volpe Camargo, afirmou: “É uma enorme alegria nós recebermos esse evento idealizado pela Presidente da COMCEVID, Luciana Azambuja. É importante registrarmos aqui que a Luciana deixou um legado no Combate à Violência Doméstica que é o chamado Agosto Lilás, para nós já faz parte do calendário de agosto, essa campanha surgiu em 2016 quando se comemorava os 10 anos da Lei Maria da Penha, e esse projeto se tornou modelo e espelho em todo o Brasil”.
A Presidente da COMCEVID, Luciana Azambuja, destacou os números alarmantes no estado. “Gostaria de agradecer pelo espaço da ESA/MS. Fico muito feliz quando vejo jovens discutindo violência doméstica. Gostaria de pontuar que desde o dia 1º de janeiro até 28 de agosto foram registrados 12.590 boletins de ocorrência por violência doméstica no Mato Grosso do Sul, 52 mulheres por dia fazendo boletim de ocorrência. Violência contra a mulher não tem idade, não tem classe social, não tem nível educacional, não tem raça, não tem etnia, todas nós mulheres estamos propensas”.
A Conselheira Estadual e Presidente da CMA, Beatriz Sampaio, falou sobre a mudança durante os 18 anos da Lei Maria da Penha. “A violência contra a mulher é um assunto a ser debatido por todos, é importante que homens venham também ouvir e discutir. Esse interesse e participação masculina já é uma evolução que vem acontecendo ao longo desses 18 anos. Você tendo uma legislação que fala do assunto, as condenações, campanhas como o Agosto de Lilás, mostra que a evolução é a discussão que vem sendo feita e mudando comportamentos e mentalidade”.
A Conselheira Federal, Andréa Flores, destacou: “Quero inicialmente parabenizar a Luciana Azambuja que é a mulher que coloriu agosto, quero saudar a Beatriz Sampaio e a Vice-Presidente da CAAMS Marta do Carmo. É uma alegria estar aqui na minha casa, e falar desse assunto que a OAB/MS me fez estudar cada vez mais. Se a pergunta é se a gente evoluiu? Nós evoluímos legislativamente, nós tivemos uma época em que só pensava em punir se houvesse agressão física, hoje nós temos tratados internacionais, agenda 2030, e nós temos uma série de leis que preveem a igualdade de direito, mas não a igualdade de fato”.
Texto: Raissa Quinhonez | Fotos: Gerson Walber