Conselho Seccional homenageia idealizadores e organizadores do Congresso Internacional de Autismo

A sexta-feira (25) começou com mais uma reunião do Conselho Seccional, realizada mensalmente para discussões de pautas de interesse da advocacia, porém desta vez, com a entrega de moção, os conselheiros estaduais homenagearam idealizadores e organizadores do Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira.
Foram homenageados o Secretário-Geral e Corregedor-Geral Luiz Renê Gonçalves do Amaral; a Secretária-Geral Adjunta Letícia Arrais Miranda Guimarães; a Membra Consultora da CDDPA Chayene Marques Georges do Amaral; a Presidente da CDDPA Raíssa Dualibi Maldonado Carvalho; a Presidente da 5ª Subseção Laura Karoline Silva Melo; a Presidente da CDDPA da 5ª Subseção Mariana Bretchnaider; o Prefeito de Ponta Porã Eduardo Esgaib Campos e a Secretária Municipal de Governo e Comunicação de Ponta Porã Paula Alexsandra Consalter Campos.
O Presidente Bitto Pereira ressaltou que os números impactantes e colossais do evento foram apresentados na sessão passada do Conselho, contudo, garantiu que o congresso foi o evento que mais propagou, em números reais, o nome da OAB/MS desde que está na presidência da Casa. “O congresso chama-se Autismo Sem Fronteiras e foi além das nossas divisas, levando o nome da OAB de Mato Grosso do Sul para todo o país. Merecidíssma essa homenagem”, disse.
O Secretário-Geral e Corregedor-Geral Luiz Renê Gonçalves do Amaral apontou a relevância de se realizar eventos que discutam temas de alcance não só para a advocacia, mas para toda a sociedade e, citando nominalmente cada parceiro, enfatizou a significância e robustez da instituição da advocacia. “Todas as homenagens são muito merecidas e mostram a importância e a força da OAB/MS, principalmente em assuntos de impacto social, como é hoje o enfrentamento do TEA”, afirmou.
Saiba mais – O Congresso Internacional Autismo sem Fronteira foi promovido pela OAB/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ponta Porã, no dia 15 de março deste ano, naquela localidade, e reuniu especialistas, autoridades e profissionais da área para debater temas relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e inclusão social.
O evento visou promover uma troca colaborativa entre os setores público e privado, visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas com autismo. O apoio institucional da OAB/MS e da CAAMS reforçou o compromisso da advocacia com a inclusão e os direitos das pessoas com autismo.
Desta vez, no dia 24 de maio, em parceria com Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde e Inclusão Social (IEPSIS), em Campo Grande, a OAB/MS realizará o ‘Congresso Autismo Sem Fronteira”, uma iniciativa que reunirá especialistas renomados, profissionais do direito e sociedade civil na tentativa de derrubar barreiras que ainda impedem o acesso a direitos fundamentais como saúde, educação e terapia.
O congresso representa um marco histórico para a Capital de MS na luta pela inclusão de pessoas com autismo, pois promover a conscientização e a inclusão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é mais do que uma necessidade — é um compromisso com a construção de uma sociedade verdadeiramente empática.
Na programação estão nomes como Dr. Paulo Liberalesso, Dra Emília Gama, Dr. Rafael Silva e Dr. Joelson Dias, que se dispuseram a proporcionar uma imersão no conhecimento e transformar a visão de profissionais que atuam na área do autismo. As inscrições estão abertas e podem ser efetivadas pelo link: https://iepsiscursos.com.br/sem-fronteiras/