CJA/MS divulga relatório de atividades e planeja novas ações para a jovem advocacia

A Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MS realizou, nesta quarta-feira (14/05), mais uma reunião ordinária com foco no planejamento das ações do segundo trimestre e no fortalecimento institucional das iniciativas voltadas aos profissionais em início de carreira.
Entre os principais temas debatidos, destacou-se o retorno ao ofício enviado ao Secretário-Geral da OAB/MS, Dr. Luiz Renê do Amaral, com solicitação da relação nominal dos jovens advogados inscritos na Seccional, instrumento essencial para mapeamento de políticas e ações direcionadas. Também foi discutida a participação da Diretoria no Congresso Estadual da Jovem Advocacia da OAB/SP, com destaque para as boas práticas colhidas em painéis, reuniões e articulações com outras comissões de todo o país.
Na ocasião, foi apresentado o relatório trimestral de atividades desenvolvidas no primeiro trimestre de 2025, bem como o plano de trabalho para os próximos meses. O cronograma dos próximos projetos também foi reafirmado, com destaque para a retomada do programa “Primeiros Passos”, o evento “Voz da Experiência” — voltado ao diálogo intergeracional com lideranças da advocacia — e o projeto “Residência Jurídica”, que aproxima jovens advogados da prática profissional em escritórios parceiros.
A pauta ainda incluiu o planejamento do Curso de Formação da Advocacia, cuja ementa básica já foi aprovada, com articulação em andamento junto à Escola Superior da Advocacia (ESA/MS) e convidados para compor o corpo docente. A Comissão também deliberou sobre a realização de uma reunião com presidentes jovens do interior, a organização do cronograma de visitas da Diretoria às subseções e a produção de vídeos institucionais para ampliar a divulgação dos benefícios oferecidos à advocacia sul-mato-grossense.
Segundo o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MS, Dr. Luciano Albuquerque Silva, “a reunião foi extremamente produtiva, reforçando nosso compromisso com uma gestão participativa, transparente e voltada ao fortalecimento da jovem advocacia. Seguimos avançando com planejamento, diálogo e ações concretas que refletem os anseios da nova geração de advogados e advogadas de nosso estado.”