CAED discute o futuro da Advocacia Criminal em reunião com ciclo de palestras

A Comissão de Acadêmicos e Estagiários de Direito (CAED) da OAB/MS realizou, na noite desta semana, sua reunião ordinária com um ciclo de palestras voltado a incentivar acadêmicos e estagiários a seguirem na carreira da advocacia, especialmente na área criminal.
O encontro contou com a presença de autoridades da OAB/MS e representantes de suas comissões e órgãos vinculados.
O Secretário-Geral e Corregedor-Geral da OAB/MS, Luiz Renê Gonçalves do Amaral, destacou a importância da instituição na trajetória profissional dos advogados.
“Tenho a honra de representar o Presidente Seccional, advogado Bitto Pereira. A OAB é o pilar da carreira do advogado, desde o início até o fim. Sempre estive presente na Ordem, aproveitando cursos, capacitações, e principalmente fortalecendo a união da classe. Hoje, discutiremos a advocacia criminal, um dos ramos mais desafiadores e importantes do Direito.”
O Presidente da CAED, Said Teixeira de Souza Sleiman, acompanhado da Vice-Presidente, Cláudia Caroline Menezes Cabrera, e do Secretário-Geral, Sérgio Roberto da Rosa, abriu oficialmente a reunião, empossou novos membros da comissão e falou sobre os próximos passos do grupo.
“Agradeço a todos os presentes, à diretoria da OAB/MS, CAAMS e ESA/MS. Este projeto só é possível com o apoio de vocês. Estamos em fase de estruturação e expansão da comissão para o interior do Estado, visando qualificar ainda mais os acadêmicos, em parceria com as instituições da Ordem.”
O Presidente da CAAMS, Gabriel Affonso de Barros Marinho, destacou o papel assistencial da Caixa de Assistência dos Advogados.
“A OAB/MS é composta por três pilares: a Seccional, a ESA e a CAAMS. Nosso papel é oferecer apoio nos momentos difíceis. Temos uma gama de auxílios e benefícios à disposição de advogados e estagiários, e reforçamos nosso compromisso com o bem-estar da classe.”
A Secretária-Geral da ESA/MS, Juliana Medina de Aragão, ressaltou o papel da Escola Superior da Advocacia na formação e atualização profissional.
“A ESA/MS tem como missão manter o advogado constantemente atualizado, promovendo o aprimoramento teórico e prático. Neste ano, já realizamos mais de 23 eventos, e convido todos os acadêmicos e advogados a participarem dessa jornada de capacitação.”
*Ciclo de Palestras: Experiências e Inspiração*
A programação de palestras foi iniciada pelo Presidente da Comissão da Advocacia Criminal, Conselheiro Estadual e Corregedor Adjunto, Lucas Arguelho Rocha, que compartilhou sua trajetória.
“Parabenizo a comissão pela iniciativa. Estou na advocacia há seis anos, venho do interior e sou grato pelas oportunidades que recebi. Aproveitem esse momento para conhecer o sistema OAB/MS e se aproximem da advocacia criminal.”
Em seguida, o Presidente da Comissão da Jovem Advocacia (CJA), Luciano Albuquerque Silva, reforçou a importância da CAED como porta de entrada para a atuação na advocacia.
“A CAED é o primeiro passo para quem ingressa na carreira jurídica. As dificuldades existem, mas é nelas que vocês irão crescer. Sejam bons acadêmicos, se destaquem, e os resultados virão.”
A Conselheira Estadual, Hérika Cristina dos Santos Ratto, compartilhou sua mudança de planos profissionais.
“Entrei na faculdade com o sonho de ser promotora, mas ao longo dos estágios e vivências, me encantei com a advocacia criminal e mudei meu foco. É importante estar aberto às transformações que a prática proporciona.”
Encerrando o encontro, o Presidente da Comissão de Execução Penal (CEXP), Antônio Cairo Frazão Pinto, falou sobre a transição da vida acadêmica para a profissional.
“Ser acadêmico, estagiário e depois advogado é um processo de amadurecimento. Tudo começa com a vontade de aprender e não desistir. Cada passo é importante para construir uma carreira sólida.”