Comissão de Direito das Sucessões realiza reunião com palestra sobre Advocacia Extrajudicial

Data:

Na noite desta segunda-feira (19), a Comissão de Direito das Sucessões (CDSU) realizou mais uma reunião ordinária no plenário das Comissões da OAB/MS.

O encontro contou com a presença do Presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul (CNB/MS) e tabelião do 5º Ofício de Notas, Elder Gomes Dutra, que ministrou a palestra com o tema “Advocacia Extrajudicial e o Direito Sucessório”.

A Presidente da CDSU, Líbera Copetti de Moura Truzzi, destacou a importância do tema para o aprofundamento dos conhecimentos da Comissão e o intercâmbio de experiências.

“Agradeço a presença do Dr. Elder. A palestra de hoje visa agregar conhecimento aos advogados membros da Comissão, para que possam atuar na área cada vez mais qualificados e atualizados com todas as alterações normativas e procedimentais.”

Com uma abordagem prática e esclarecedora, Elder Dutra destacou os avanços, desafios e oportunidades para a atuação da advocacia no ambiente extrajudicial, especialmente em temas como planejamento sucessório e inventários em cartório.

“O primeiro da lista de prioridade para assumir como inventariante é aquele nomeado em testamento. Se houver concordância entre os herdeiros e o testamento estiver regular, não há necessidade de ajuizar ação judicial para o registro”, explicou.

O evento reforçou a importância do diálogo entre a advocacia e os serviços notariais, contribuindo para a capacitação contínua dos membros da Comissão e promovendo soluções mais eficazes no âmbito do Direito das Sucessões.