OAB/MS participa da apresentação do Sistema Eproc no TJMS

Na tarde desta terça-feira (17), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) realizou, no Salão Pantanal, um encontro para apresentar o Sistema Eproc aos representantes da advocacia e demais instituições que atuam no sistema de Justiça.
Representando a OAB/MS, a Secretária-Geral Adjunta, Letícia Arrais Miranda Guimarães, destacou a relevância da mudança para a advocacia.
“Vejo essa migração como extremamente positiva, considerando a tendência nacional de unificação dos sistemas eletrônicos de processo. Para a advocacia, isso trará grandes benefícios no dia a dia, principalmente pela padronização. Hoje, os escritórios lidam com diversos sistemas, como SAGE, PJe, Eproc, entre outros, o que gera dificuldades operacionais e de adaptação. A unificação facilitará o trabalho e trará mais agilidade e segurança no manuseio dos processos”, afirmou Letícia.
O Presidente do TJMS, Desembargador Dorival Renato Pavan, agradeceu a presença de todos e reforçou o compromisso do Tribunal com uma transição gradual e dialogada.
“Estamos iniciando um novo momento com a adoção do Eproc. É uma ferramenta moderna, que trará mais produtividade e eficácia. Nossa preocupação é fazer essa transição ouvindo todos os setores envolvidos: advocacia, Defensoria Pública, Ministério Público, Procuradorias Municipais e a própria Magistratura. O primeiro módulo que será implantado é o da competência delegada da Justiça Federal para a Justiça Estadual, e, a partir daí, seguiremos com os demais. A previsão é que o sistema esteja totalmente implantado até o final de 2026”, destacou.
Palestra sobre o Eproc será realizada na OAB/MS
Como parte do processo de orientação e capacitação, a OAB/MS, em parceria com o TJMS, promoverá no próximo dia 26 de junho de 2025, no Auditório da OAB/MS, uma palestra especial sobre o Sistema Eproc.
O evento contará com a participação do Conselheiro Estadual da OAB/RS e Presidente da Comissão de Direito da Tecnologia e Inovação, Filipe Pereira Mallmann, que abordará as principais funcionalidades, fluxos processuais e boas práticas no uso do sistema.
A iniciativa tem como objetivo proporcionar à advocacia sul-mato-grossense um entendimento prático e técnico sobre a nova plataforma, preparando os profissionais para essa importante transição no Judiciário Estadual.
Para acompanhar a palestra em tempo real, basta acessar o canal da OAB/MS no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=_4DCV9woWhs