OAB/MS reforça conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa

Na manhã desta segunda-feira (15), o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/MS, Nelson Passos Alfonso, concedeu entrevista à Rádio Jornal – Primeira Página, da FM Morena 107, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Durante a participação, Nelson Passos destacou a importância de ampliar o debate sobre o envelhecimento e o respeito aos direitos da população idosa, ressaltando que o tema envolve toda a sociedade.

“Ao marcarmos o Dia Nacional de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, não falamos de um ‘outro’, de um ‘diferente’. Falamos de nós mesmos, de seres humanos que nascem, vivem e envelhecem. A pessoa idosa não é uma categoria abstrata; é a continuidade da nossa própria humanidade”, afirmou.

O presidente da comissão também defendeu a criação de novos espaços de convivência, participação e valorização das pessoas idosas, enfatizando a necessidade de um olhar mais humanizado sobre o envelhecimento.

“É necessário abrir novos espaços de experiência e significação, espaços onde a pessoa idosa seja reconhecida em sua integralidade, não reduzida a números em tabelas ou diagnósticos frios”, completou.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é marcado anualmente em 15 de junho e tem como objetivo alertar a população sobre diversas formas de violência que atingem esse público, incluindo agressões físicas, psicológicas, financeiras, negligência, abandono e discriminação.

A data também reforça a importância da denúncia de situações de abuso e da promoção de políticas públicas voltadas à proteção, inclusão e garantia dos direitos das pessoas idosas.

Segundo a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/MS, o enfrentamento da violência exige a participação conjunta da sociedade, das famílias e do poder público para assegurar dignidade, respeito e qualidade de vida à população idosa.