Novidades no E-Saj começam a funcionar no site do TJ

Data:

Uma novidade para a classe dos advogados e jurisdicionados em geral começa a funcionar neste dia 4 de novembro no site do TJMS. O Portal de Serviços E-Saj (http://www.tjms.jus.br/esaj) apresenta novas funções e ferramentas para acompanhar os trâmites da justiça de forma on-line. Uma das grandes mudanças é o sistema Push que agora atingirá também os processos de 1ª instância.
O Push tem por objetivo informar, via e-mail, qualquer movimentação referente aos processos previamente cadastrados pelos usuários. Até então, o sistema era disponibilizado para os feitos em tramitação em 2ª instância, ou seja, no Tribunal.
O próprio Portal E-SAJ, que oferece serviços como o peticionamento eletrônico e documentos digitais, está em reformulação, visto que novas ferramentas digitais gradativamente são oferecidas aos advogados, como as petições intermediárias.
Nesta etapa, outra mudança que também atenderá aos anseios da classe é a consulta processual on-line daqueles feitos em segredo de justiça. Anteriormente, os advogados precisavam retirar senhas nos cartórios para realizar a consulta destes casos em que atuam. Agora, este procedimento não será mais necessário.
Todavia, para que estas mudanças sejam disponibilizadas, será preciso fazer um novo cadastramento, mesmo àqueles que já utilizavam o sistema Push 2º Grau. O advogado deve seguir as instruções contidas no Portal E-SAJ para se cadastrar.
Outras novidades são atalhos para links muito utilizados pelos advogados como “Consulta da Pauta de Julgamento” e “Custas de Segundo Grau” e também a “Consulta de Processos” que agora aparece o link do sistema de busca disponível também na página inicial do E-Saj.
Nos próximos dias haverá ainda alterações do sistema CAPTCHA na consulta processual que irão facilitar a rotina dos advogados. Os CAPTCHAs são utilizados para impedir que softwares automatizados executem ações que degradam a qualidade do serviço de um sistema, devido à despesa do abuso ou do recurso. É utilizado também como ferramenta anti-spam, pois como os computadores têm dificuldade de identificar o código, o sistema acaba sendo utilizado por humanos. O tipo de CAPTCHA que foi aplicado no portal requer que o usuário identifique e digite as letras e números contidos em uma imagem, para fornecer o dado solicitado.
Estas mudanças foram possíveis de ocorrer após os investimentos que a administração do Tribunal está realizando na área de Tecnologia da Informação.
Sistema Push – Em funcionamento no Tribunal de Justiça desde outubro de 2002, o sistema garantiu aos advogados e às partes a praticidade de acompanhar as informações referentes aos seus processos via e-mail. O sistema realiza uma varredura para saber sobre o andamento dos feitos cadastrados e, sempre que acontece uma movimentação, o usuário recebe a informação na caixa de entrada do seu e-mail.