Notícias

Abertura da II Feira de Networking trouxe debates sobre habilidades e dicas para começar na advocacia

Data:

Hard e soft skills, proatividade, motivação e foco foram algumas das qualidades que os palestrantes despertaram os jovens advogados que estão começando na carreira na noite da abertura da II Feira de Networking da Comissão da Jovem Advocacia.

No auditório estavam presentes o Presidente da OAB-MS Bitto Pereira; Vice-Presidente Camila Bastos; Secretário-Geral Luiz Renê G. do Amaral; Secretária-Adjunta Janine Delgado; Conselheiras Federais Gaya Shneider, Giovana Paliarin Castelucci; Conselheiros Estaduais Bianca Della Pace, Heitor Mattos e Larissa Brandão; Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Karina Lopes Koschinski Canhete; Vice Presidente Ramatis Aguni Magalhães; Secretária-Geral Maria Clara Cintra Paim e a Secretária-Adjunta Heloisa Nonato de Lima.

O Presidente da OAB/MS Bitto Pereira saudou todos os presentes, agradeceu a Comissão, parceiros e escritórios que participam da Feira. “Meus parabéns à Comissão pelo trabalho. É uma honra participar dessa jornada. É a primeira vez na história da OAB de Mato Grosso do Sul que dois ex-Presidentes da Comissão da Jovem Advocacia, eu e Janine, integram a Diretoria. A Jovem Advocacia sempre terá voz na nossa gestão. Meu agradecimento também aos patrocinadores e escritórios, não apenas pelo apoio, mas por compartilhar expertise e conhecimento, porque acreditaram neste evento, que tenho certeza que será memorável”.
A Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Karina Lopes agradeceu a presença de todos. “Com muita honra a Comissão está realizando este evento. Uma emoção muito grande porque fazemos com muito amor e carinho e sem apoio dos parceiros não seria possível. Desejo uma feira produtiva a todos, de muita conexão e conhecimento”.

A primeira roda de conversa debateu o tema “Hard Skills e Soft Skills necessárias aos jovens advogados no mercado jurídico”, teve os palestrantes Gaya Shneider, Giovanna Castellucci e Paulo Roberto Canhete Diniz. A mediação foi feita por Ramatis Aguni Magalhães, que pediu aos palestrantes para dividir suas trajetórias e pediu dicas para quem está começando e para uma entrevista de emprego.

Gaya Shneider, que atua com direito securitário, relembrou sua trajetória e destacou a importância do profissional ter disponibilidade, força de vontade e foco no trabalho. Na procura por um emprego, ela comentou da importância de se apresentar adequadamente, ser comunicativo e ser ético nas respostas.
Giovana Castelluci também lembrou o início da advocacia em São Paulo e ressaltou a necessidade de sair da zona de conforto, de ser comunicativo e saber ouvir. Ela esclareceu que é importante ter disponibilidade, estudar sobre o escritório e ser objetivo em uma entrevista de emprego.

Paulo Canhete Diniz disse que não foi fácil no início, em um escritório pequeno e sem outro advogado na família, mas destacou que sempre buscou falar e se comunicar corretamente, bem como conhecer as dores do cliente e de que forma poderia ajudá-lo.

O Presidente da Comissão de Direito Empresarial Rafael Britto proferiu a palestra “Como iniciar na Advocacia Empresarial”. Ele ressaltou, apresentando dados sobre a criação de empresas, que há espaço no direito empresarial, que trata de gerir riscos e solucionar problemas. Ele comentou sobre a importância de entender o negócio do cliente e trouxe dicas sobre atuação extrajudicial, registro de marca e aquisição de empresas.

“Como aperfeiçoar o networking” foi o tema da última roda de conversa com a Secretária-Adjunta da OAB/MS Janine Delgado, Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Karina Kochinski, Secretária-Geral Maria Clara Cintra Paim e a Secretária-Adjunta Heloisa Nonato de Lima.

A Secretária-Adjunta Janine Delgado falou sobre seu início na carreira e o objetivo da Feira de Networking. “Não foi fácil, sem advogado na família, começar sem experiência, mas eu bati aqui na OAB há oito anos pedindo ajuda e desde então estou na Comissão. Nós queremos proporcionar para vocês nessa feira o que nós não tivemos. Então, temos 20 escritórios esperando currículos e, por isso, a importância do networking”.

Karina Kochinski comentou sobre a advocacia do interior, mais generalista e as oportunidades da feira, destacando a importância de não apenas contar sobre a história de vida no networking, mas saber se posicionar, falar, ouvir e ser flexível.

A Secretária-Geral Maria Clara Cintra Paim ressaltou a importância de saber a história do escritório e dos sócios e a Secretária-Adjunta Heloisa Nonato de Lima acrescentou que é preciso se aproximar e conversar com outros profissionais.

Nesta quinta-feira (18), a partir das 16 horas será a exposição dos escritórios participantes. Mais de 100 vagas serão ofertadas para advogados, bacharéis e estagiários. O local do evento foi alterado devido à instabilidade do tempo e será no Gran Murano, Av. Mato Grosso, 5046 – Carandá Bosque.

 

Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber