Acadêmicos da Universidade Anhanguera visitam a sede da OAB/MS

Data:

Acompanhados pelo professor Felipe Rosi, responsável pelas disciplinas de Estágio Supervisionado 1 e Direito Civil – parte geral, acadêmicos do primeiro, sétimo, oitavo, nono e décimo semestres de Direito da Universidade Anhanguera estiveram na sede da OAB/MS, na tarde desta terça-feira (27), para um visita técnica, em que aprenderam mais sobre a instituição e sua história.

Para recepcionar os estudantes estavam a Secretária-Geral Adjunta da CAAMS, Ildália Aguiar; o Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Walfrido Ferreira de Azambuja Jr.; o Secretário-Geral do TED, Wellington José Agostinho, e a Secretária-Geral Adjunta do TED, Maria Aparecida Santana.

Os acadêmicos puderam conhecer, durante a visita, toda a estrutura da sede da OAB/MS, da sede da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS), a biblioteca da Escola Superior de Advocacia (ESA), além de ter uma ideia de como funciona o sistema corporativo.

O Presidente do TED, Walfrido Ferreira de Azambuja Jr., fez uma explanação detalhada sobre o trabalho no Tribunal de Ética e Disciplina. O Secretário-Geral do TED, Wellington José Agostinho, destacou o quanto é difícil julgar um integrante da advocacia e conclamou os universitários a cuidarem bem de sua vida profissional, para evitar que todo o esforço empreendido nos bancos acadêmicos seja desperdiçado.

A Secretária-Geral Adjunta da CAAMS, Ildália Aguiar, explicou um pouco do que é a Caixa de Assistência dos Advogados, quais os benefícios e programas estão disponíveis para os advogados e como é formada a diretoria da OAB/MS e da CAAMS.

A visita foi finalizada no Plenário do Tribunal de Ética e Disciplina, onde os acadêmicos puderam acompanhar uma explicação sobre o funcionamento das sessões de julgamento e o papel do TED na defesa da ética profissional na advocacia.

Questionado sobre o feedback dos alunos a respeito da visita, o professor explicou que percebeu o brilho nos olhos dos acadêmicos, que o questionaram sobre muitas coisas relacionadas à instituição, aproximando efetivamente estudantes da OAB/MS e da profissão, já que muitos pretendem se preparar para concursos públicos.

“Sempre afirmei a eles que a figura do advogado é indispensável, pois o advogado é aquele que luta, que defende, que o direito se constrói. A visita contribuiu muito para a formação acadêmica e técnica desses alunos. Conseguimos que eles enxergassem a advocacia, o prestígio, o brilho da profissão e se interessarem em estar na OAB/MS. A experiência contribuiu muito, principalmente os aspectos quanto ao Tribunal de Ética e Disciplina, com as infrações éticas, os procedimentos e entendam agora qual o caminho seguir, o que fazer e não fazer como jovens advogados”, afirmou.