Ação social atende mais de 200 mulheres na OAB/MS

Data:

Na manhã deste sábado (19), parte dos espaços abertos e corredores da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), foram ocupados pelos parceiros da ação social realizada pelas mulheres advogadas da instituição.

Em comemoração ao mês da mulher, inúmeros serviços de saúde e assistência social foram oferecidos para mulheres de baixa renda da Capital. Aproximadamente 600 pessoas passaram pela sede da entidade em busca das consultas oftalmológicas, exames de mamografia, preventivos, profilaxia e acupuntura. As mulheres que estavam em dia com a saúde, mas queriam cuidar da beleza, também tiveram chance de aproveitar os serviços de corte de cabelo e automaquiagem oferecidos gratuitamente. Em média, 200 atendimentos foram feitos, das 7h às 12h30.

“Tivemos um saldo positivo com esta iniciativa e percebemos que os serviços oferecidos atenderam as necessidades das mulheres que participaram da ação. Realizaremos, a partir deste, novos projetos com o mesmo formato. Foi a primeira de muitas outras ações que virão”, disse a presidente da comissão da Mulher Advogada, Tâmara Sanches.

Alguns ônibus foram disponibilizados para transportar as mulheres dos bairros até a sede da OAB/MS. Entre elas, estava Júlia Gomes Soares, de 44 anos, moradora do Jardim Noroeste. Júlia tem 9 filhos, fez o último exame de preventivo há mais de 9 anos e, até então, nunca tinha feito a mamografia. “Eu fiquei muito feliz quando soube dessa oportunidade porque é difícil conseguir atendimento nos postos de saúde e não tenho condições de pagar pelos exames que fiz hoje aqui”, contou sorridente.

A dona de casa, Sônia Maria Silva, de 54 anos, tem diabetes. Há mais de um ano teve que amputar o pé em função da doença. Começou a sentir dificuldades para enxergar e, quando soube que na ação social teria atendimento oftalmológico, não pensou duas vezes para se prevenir. “É importante cuidar da saúde e não quero perder outra parte do meu corpo. Vim buscar instrução para correr atrás dos exames”, disse Sônia.

Durante o evento apresentações culturais de capoeira, samba de roda, danças folclóricas e literatura infantil animaram o público. Na ocasião, foram distribuídos panfletos informativos sobre a campanha de combate à dengue, zica e chikungunya.

De acordo com a presidente da comissão de Direito de Família e Sucessões, Ildália Aguiar de Souza Santos, a ação teve o intuito de informar as mulheres sobre saúde, educação e cidadania e a entidade cumpriu o seu papel de auxílio e atendimento à população. “Foram horas gratificantes em prol da efetividade de direitos que é o que a OAB busca e concretiza todos os dias com o trabalho exercido”, disse Ildália.

A Comissão da Mulher Advogada encabeçou a organização da campanha realizada no mês de março e contou com a participação da Comissão de Combate e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Comissão de Direitos Sociais, Comissão dos Idosos, Deficientes e Acessibilidade, Comissão da Cultura e Comissão de Direito de Família e Sucessões.