Advogados do interior do Estado ocupam espaços importantes nos principais centro
Os advogados do interior do Estado estão ocupando espaços considerados importantes na Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul. Pela primeira vez, por exemplo, um advogado do interior foi escolhido para a vice-presidência do Tribunal de Ética e Disciplina, tendo a indicação recaído sobre Luiz Tadeu Barbosa Silva (foto), da cidade de Fátima do Sul. Ele já tomou posse na diretoria do TED, ao lado de Sílvio Lobo Filho (presidente) e Adrianne Cristina Coelho Lobo (secretária-geral).
Ao falar sobre o assunto, o presidente da Seccional, Fábio Trad, destacou que se trata de uma demonstração efetiva de que a atual gestão está abrindo para os profissionais do interior espaços relevantes nos centros decisórios da advocacia. Destacando que providências como essas fazem parte de um conjunto de compromissos assumidos durante a campanha eleitoral, Fábio Trad observou que “caberá ao doutor Luiz Tadeu o significativo papel de interlocutor do TED com o interior do Estado”. Ele lembrou, também, que hoje o cargo de secretária-geral adjunta da OAB-MS é ocupado por uma advogada do interior – Sílvia Regina de Mattos Nascimento (Nova Andradina).
O presidente reiterou que a nova composição do Tribunal de Ética e Disciplina, representada por advogados de todas as regiões do Estado, “é a consagração de uma relação harmônica e comprometida entre as instâncias, que tornam a OAB uma instituição séria e respeitada”. Na composição do colegiado, de 25 membros, 12 vagas foram destinadas ao interior – Aparecido Gomes de Moraes (Dourados), Cícero José Silveira (Dourados), Edimir Moreira Rodrigues (Corumbá), Ellen Cléa Stort Ferreira Cervieri (Ponta Porã), Hélder Baruffi (Dourados), Itacir Molossi (Dourados), José Carlos Nava Arruda (Rio Verde), Leopoldo Azuma (Amambaí), Leonardo Adelar Brum (Dourados), Luiz Tadeu Barbosa Silva (Fátima do Sul), Viriato da Cruz Bandeira (Coxim) e Jaime Corrêa de Oliveira (Aquidauana).
Na própria composição do Conselho Estadual, já na formação da chapa vitoriosa “Você na OAB”, liderada por Fábio Trad, houve atenção especial ao interior, que agora se faz representar pelos advogados Abelardo Cezar Xavier de Macedo (Naviraí), Edivaldo Rocha (Nova Andradina), Gervásio Scheid (Dourados), José Joaquim (Dourados), Júlio César Cestari Mancini (Três Lagoas), Marco Aurélio Claro (Ponta Porã), Marcus Antônio Ruiz (Jardim) Maurício Fernando Barbosa (Corumbá), Mônica Barros Reis (Aquidauana), Roger Queiroz Rodrigues (Paranaíba) e Waldemar Marques de Queiroz (Três Lagoas). Em se tratando se conselheiros federais, das três vagas destinadas a Mato Grosso do Sul, a chapa “Você na OAB” destinou uma a representante do interior, sendo eleito Lúcio Flávio Joichi Sunakozawa.
Ainda dentro desse compromisso com a valorização da advocacia do interior, Fábio Trad lembrou a criação da Comissão Especial Temporária de Estudos para a Descentralização Administrativo-Financeira das Subseções da OAB/MS. A preocupação, segundo Fábio Trad, é descentralizar a OAB-MS para que as Subseções, que são as representações do interior do Estado, possam efetivamente exercer com autonomia sua gestão. Comissão deverá apresentar, no prazo de 90 dias, projeto concernente à descentralização administrativo-financeira, apontando medidas práticas, coordenadas com o Estatuto da Ordem, e, eventualmente, propostas de alteração do Regimento Interno, para viabilizar a medida.