Atendimentos do INSS, lives e congresso são pautas da Comissão de Direito Previdenciário

A manhã desta quinta-feira (3) começou com muito trabalho na terceira reunião da Comissão de Direito Previdenciário do triênio 2025/2027, presidida pela Advogada Amanda Ortiz Pompeu. Antes do início das discussões foram empossados os outros integrantes da diretoria da comissão, além de novos membros.
Assim, responderá como Vice-presidente Gabriel Cassiano de Abreu; como Secretária-geral Karoline Catananti Alves, e como Secretária-geral Adjunta, Mariany Freire Ferreira Saggioratto.
Participaram ainda do encontro de trabalho a Conselheira Estadual Bianca Della Pace Braga Medeiros; Luciene Xavier da Silva, Ricardo Wolff, Lucas Petini Nunes, Ada Amorim, Jonathan Lopes de Oliveira, Gabriel Cassiano de Abreu, Isaías Magalhães Craveiro, Gabriella Cristina Barril, Victor Marcelo Acosta Cocian, Rafaela R. Morigi, Penélope Sara Caixeta Del Pino, Ellen Fernando Peichoto Xavier, Leonardo Ramos Nascimento Santos e Melany Paiva de Freitas.
A Presidente iniciou a pauta apresentando os resultados da reunião que teve com a Gerência Executiva do INSS, quando se discutiu a estrutura das agências do INSS no Estado, o acordo de cooperação da OAB/MS tem com a Gerência Executiva do INSS em MS, a estrutura dos atendimentos para a advocacia tanto da Capital quanto do interior.
“Instituímos já plano de trabalho para fazer um levantamento/estudo sobre as assessorias previdenciárias, com captação indevida, visando criar uma campanha institucional para os que atuam na área previdenciária”, explicou.
Amanda esclareceu ainda que a comissão pretende realizar mensalmente lives com palestrantes e temas específicos, já que um dos objetivos da comissão para esse triênio é a capacitação, pois percebe-se que muitos advogados não sabem como cobrar, quanto cobrar, quais serviços oferecer, como se comportar nos processos, enfim, oferecer todo o suporte possível para a advocacia.
“Buscamos unir ainda mais a classe e, para isso, estamos planejando realizar no início do segundo semestre um congresso dos advogados previdenciaristas de Mato Grosso do Sul. Um evento presencial, na OAB/MS, com palestrantes da comissão e externos também”, completou ela.
A tabela de honorários e como a cobrança tem sido efetuada pela advocacia foi outro tema debatido.
Ao final da reunião, um representante do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) compartilhou informações de desconto para membros da comissão, anunciou um evento nacional que será realizado em outubro e convidou a todos para conhecerem mais sobre o IBDP.