Aula Inaugural 2020 da Escola Superior de Advocacia lota Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo
Evento marca início do calendário de ações em prol do ensino jurídico
Sucesso: essa é a palavra que define a Aula Inaugural da Escola Superior de Advocacia (ESA) que reuniu cerca de mil pessoas e lotou o auditório do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, na noite desta quarta-feira (4). A Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), representada pelo Presidente em exercício Gervásio Alves de Oliveira Júnior, Secretário-Geral Stheven Razuk e Tesoureiro Marco Rocha participaram da mesa de honra na abertura do evento.
Juntamente aos Diretores da Seccional compuseram a mesa: Diretor-Geral da ESA Ricardo Pereira, Vice-Diretor Marcelo Radaeli, Secretária-Geral Adjunta Elaine Cler e Diretor-Tesoureiro João Paulo Delmondes, Conselheiro Federal e Vice-Diretor da ESA Nacional Luiz Cláudio Alves Pereira (Bito), Secretária-Geral Adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS) Janaina Pouso, Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina Marta do Carmo Taques, Procurador-Geral do Município Alexandre Ávalo, Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Janine Delgado e Presidente da Comissão de Direito de Família Ariane Amorim.
Em discurso, o Presidente em exercício parabenizou a gestão de Ricardo pelo “competente trabalho que tem realizado “gravando na nossa história a relevância na formação dos advogados e advogadas”.
Enfatizando o tema do evento sobre Direito de Família, Gervásio também homenageou as mulheres. “O Dia Internacional da mulher é importante porque provoca reflexões, cujo debate amplo e aberto garante o futuro de paz, harmonia e evolução humana. Representa uma data significativa de nosso processo civilizatório, visto que tem estabelecido parâmetros de conduta sobre o papel feminino em nossa sociedade, produzindo aquilo que temos modernamente chamado de sororidade, que significa aliança entre as mulheres buscando empatia a trabalho convergente. Por isso, a Diretoria da OAB vê como algo muito apropriado a escolha dos temas para abrir essa nova temporada de atividades da ESA”, destacou.
Diretor-Geral da ESA, Ricardo Pereira atribuiu ao conhecimento sua trajetória profissional. “O Direito é dinâmico e se aperfeiçoar é a única forma lícita de conseguir sucesso na nossa profissão. Sou o primeiro advogado da família e o pouco que consegui na vida foi por meio dos meus estudos, calos de minhas mãos e do meu caráter. Por isso, fomentar o ensino virou a minha meta e razão da minha existência”, declarou.
Ao fazer o uso da palavra, Bito parabenizou pela realização do evento a gestão da Escola Superior de Advocacia. Segundo ele, na qualidade de Vice-Presidente da ESA nacional tem acesso a todas as Escolas do país e seguramente afirma que a de Mato Grosso do Sul está na vanguarda. “Isso se deve ao trabalho incessante de toda a Diretoria com o apoio incondicional da OAB/MS. Nesses quatro anos à frente da ESA/MS, Ricardo Pereira mostrou qualidade rara de ser grande gestão de projetos, pensando sempre na coletividade da advocacia”, celebrou.
Palestras
Abrilhantaram a noite da Aula Inaugural da ESA os renomados palestrantes Darlan Barroso e Regina Beatriz Tavares da Silva que levaram a debate ‘Tutelas provisórias e efetividade do processo’ e ‘O Direito de Família e das Sucessões no STF: Temas e teses de repercussão geral’, respectivamente.
“A ESA/MS está de parabéns por este grandioso evento. O grande número de inscrições denota o interesse dos advogados e estudantes em ampliar os seus conhecimentos. Para mim é uma honra estar aqui”, disse Regina.
Para Darlan, a ESA em Mato Grosso do Sul é um grande orgulho para toda a advocacia. “Tem um papel primordial de atualização e levar conhecimentos aos advogados. Eventos como esse são riquíssimos, pois podemos compartilhar assuntos da atualidade e jurisprudência”, elogiou.
Texto: Laura Holsback / Fotos: Miguel Palácios