Caixa de Assistência: Há 30 anos cuidando do advogado e de sua família

Data:
Neste ano, a CAAMS (Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul) comemorou 30 anos de existência servindo ao advogado e à sua família. Criada para conceder benefícios e promover o bem-estar, com qualidade de vida e saúde, a Caixa de Assistência busca atender ao advogado em ações que vão além da vida profissional. É uma das poucas entidades profissionais que devolve em benefícios e assistência o valor pago pela anuidade. 
Fundada em 12 de julho de 1983, a Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul teve sua primeira diretoria empossada no dia 25/08/1983. 
A primeira diretoria teve como presidente o senhor Antônio de Araújo Chaves; secretária-geral, Venância Nobre de Miranda Ploger e tesoureira, Nilza Ramos. O primeiro mandato foi de 1983 a 1985. Os primeiros serviços criados para atender a advocacia foram o Prosad (Programa de Saúde do Advogado), com consultas médicas, auxílio médico-hospital, laboratorial e odontológico. Seguiram-se o auxílio funeral, pecuniário e emergência. Ainda nesta época, criaram-se os cargos de “delegado”, para atender os advogados de todo o Estado.
“A Caixa é parte indissociável da Ordem para oferecer serviços e discutir as necessidades dos advogados, seja na saúde, na qualidade de vida propriamente dita, no campo cultural e até na profissionalização. O termo “assistencialista” adquire, desta forma, um sentido mais nobre”, destaca a presidente da CAAMS, Solange Bonatti.
A solenidade que comemorou os 30 anos contou com a participação de ex-diretores que ajudaram a construir a CAAMS. 
De acordo com o ex-presidente, Antônio de Araújo Chaves, presidir a Caams foi uma imensa satisfação: “Tenho orgulho de estar no início de tudo, desde a ideia da criação, até que a Caixa estivesse firme em sua estrutura”, explica o advogado, que presidiu a entidade por duas gestões. 
 
“Conseguimos viabilizar o projeto, não se tornou algo impossível. E por muito tempo ficamos entre as melhores Caixas do Brasil”, lembra Chaves. 
 
Presidente na gestão 2001 a 2003, Elenice Pereira Carille, explica o papel assistencial da entidade: “É o braço social da OAB. Eu fui presidente da Ordem (1990-1993), contudo, me sinto mais completa e mais feliz quando fui presidente da CAAMS. Ali você está mais próximo do advogado e do que o advogado precisa”.
Na gestão de Elenice, ampliou-se a presença da CAAMS no interior do Estado, inclusive com a inauguração de livrarias em Três Lagoas e Corumbá. Em uma época que a internet ainda não estava tão difundida, ter livrarias com preços acessíveis aos advogados era essencial. 
Hoje, a CAAMS tem consultórios odontológicos, farmácias, livrarias, salão de beleza e oferece convênios e parcerias com empresas de todo o Estado. Desde 2013, o plano de Saúde também foi reestruturado, para melhor atender a advocacia.
A Caixa de Assistência é parte indissociável da Ordem para oferecer serviços e discutir as necessidades dos advogados, seja no campo da saúde da qualidade de vida, no cultural e de profissionalização.