Cartório Modelo já é realidade no Fórum de Campo Grande

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O Poder Judiciário do Estado já tem à sua disposição um importante instrumento para corrigir os problemas enfrentados pelos cartórios judiciais e, assim, poder oferecer um serviço com mais qualidade aos seus jurisdicionados. É esse o objetivo do Departamento de Execuções Procedimentais de Primeira Instância (DEPI), ou simplesmente Cartório Modelo, que já está funcionando há um mês no 2º andar do Fórum da Capital (telefone 317-3553). O DEPI estará atuando em todas as comarcas do Estado, mas, em um primeiro momento, suas atividades estarão centralizadas na Capital. Com o DEPI, os cartórios do Estado terão uma rotina padronizada, respeitadas as particularidades de cada um. Com isso, os servidores serão capacitados para realizar qualquer atividade dentro do cartório, de forma que a falta de um servidor não prejudique o andamento dos serviços. No seu primeiro mês de atuação, o DEPI já obteve resultados significativos. Conforme o relatório da Diretora do Departamento, Lucimara de Souza Freitas, o DEPI conseguiu aumentar em 800% o número de processos arquivados, em 200% o número de processos que necessitavam da juntada de documentos, e em 369% os processos em que faltava a certidão de decurso de prazo para permitir o seu andamento. Nesse primeiro mês, o DEPI também já detectou alguns problemas nos cartórios, como a morosidade provocada pelo aumento de ações ajuizadas, a falta de treinamento dos servidores e algumas reclamações dos próprios servidores, como o atendimento no balcão dos cartórios, que prejudica os trabalhos. O Departamento de Execuções Procedimentais atuará para o saneamento dos problemas detectados por meio das correições realizadas pela Corregedoria-Geral de Justiça, pelos juízes, pelos servidores e por membros da OAB, do Ministério Público, da Defensoria Pública e outros. Para isso, contará com a ajuda da Escola do Servidor do Poder Judiciário (ESPJ), que realizará cursos para o aperfeiçoamento dos servidores, e com o Comitê Gestor do Programa de Qualidade no Serviço Público – PQSP.