CDH discute preparativos para conferência de direitos humanos e segurança pública

Sob a Presidência de Vicente Mota de Souza Lima, na manhã desta quinta-feira (22), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDH) realizou uma reunião extraordinária, com os integrantes empenhados em promover ações de proteção, educação e promoção dos direitos fundamentais, com atuação ativa em pautas sociais e institucionais.
Dessa vez, a pauta envolveu uma parceria entre a Comissão Estadual de Direitos Humanos e a comissão da OAB/MS. “Estamos buscando uma construção em conjunto, porque temos pautas semelhantes, que dizem respeito aos direitos humanos de modo geral. Hoje a reunião será principalmente debater os preparativos para a V Conferência Estadual de Direitos Humanos”, explicou o presidente.
Embora a pauta da reunião tenha sido direcionada, Vicente lembrou de outros temas importantes que estão em debate na comissão como, por exemplo, segurança pública. Como presidente da CDH, ele tem sido convocado para discutir o tema e citou a preocupação da Associação Comercial de Campo Grande com o alto número de pessoas em situação de rua.
“Nem todos são usuários de drogas, porém precisamos discutir essa situação porque envolve segurança pública, saúde em âmbito municipal e estadual, assistência social. As pessoas estão fragilizadas e, muitas vezes, são confundidas com quem pode cometer algum delito. Muita gente até confunde a questão do migrante e não apenas no centro da cidade, mas nos bairros também. As pessoas não sabem o que fazer, pois é uma situação de segurança pública, e nos convidam para buscar uma solução para a demanda”, concluiu.