CLO realiza primeira reunião do triênio com palestra sobre OKRs e Planejamento Estratégico

Na noite desta quinta-feira (15), no auditório da OAB/MS, foi realizada a primeira reunião ordinária do triênio da Comissão de Legal Operations (CLO). A abertura dos trabalhos foi marcada por uma palestra com o tema “OKRs e Planejamento Estratégico para a Advocacia”, reunindo advogados e especialistas em gestão jurídica.
A Presidente da Comissão, Eva Beatriz Blasco Xavier, iniciou a reunião com agradecimentos ao Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, pelo apoio à criação da CLO.
“É a primeira reunião inaugural da Comissão de Legal Operations, e estou muito feliz pelo Presidente Bitto Pereira ter aceitado esse projeto. Tenho certeza de que a advocacia sul-mato-grossense tem muito a ganhar com conteúdo sobre gestão, inovação e eficiência jurídica. Minha proposta é que todas as reuniões tragam muito conteúdo para os colegas advogados.”
Durante o encontro, foi realizada a posse da mesa diretora da CLO, o Vice-Presidente, Romilton Nunes França Júnior, a Secretária-Geral, Raíssa Varrasquim Pavon, e a Secretária-Geral Adjunta, Tailin Schaeffer Ferreira Pollefrone.
O Vice-Presidente da Comissão, Romilton França, destacou o papel da CLO na atual gestão.
“A expectativa é excelente. Estamos entusiasmados em contribuir com a proposta do Presidente Bitto Pereira, especialmente porque a pauta deste triênio valoriza o empreendedorismo. A Legal Operations é uma vertical inovadora de negócios nos escritórios de advocacia, e queremos levar esse conhecimento à nossa classe.”
Ciclo de Palestras
A programação da noite contou com duas palestras voltadas à gestão na advocacia.
A professora, escritora e especialista em liderança, Sabrina Baes, explicou o conceito dos OKRs (Objectives and Key Results) e sua aplicabilidade nos escritórios de advocacia.
“O método OKRs é uma ferramenta de gestão que ganhou notoriedade ao ser adotada pelo Google em 1999. Ele propõe que a organização pare periodicamente para refletir e celebrar pequenas vitórias, mantendo o foco nos objetivos e resultados-chave. Hoje, grandes empresas utilizam essa metodologia para alinhar metas e mensurar resultados.”
Em seguida, o mentor de gestão para advogados, Leonardo Moraes, compartilhou sua experiência como gestor de escritórios de advocacia.
“Atuo há 15 anos na área e foi dentro de um escritório que descobri minha vocação para gestão. Estratégia e planejamento são cruciais para o crescimento profissional. Hoje, levo esse trabalho de gestão jurídica para todo o Brasil, mostrando como a estrutura organizacional pode transformar a advocacia.”
A primeira reunião da CLO marcou o início de um novo ciclo dentro da OAB/MS, voltado à inovação, planejamento estratégico e valorização da eficiência na advocacia.