Colégio de Presidentes homenageia ex-Presidente Geraldo Escobar Pinheiro

Data:

A emoção tomou conta do Colégio de Presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), nesta sexta-feira (16). Diretores e Presidentes fizeram homenagem e se comoveram lembrando de momentos com o ex-Presidente Geraldo Escobar Pinheiro, falecido no último sábado (10)

O Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche começou seu discurso falando da tristeza da partida do ex-Presidente e a importância de seu legado. “A vida é muito curta. Num estalar de dedos que, às vezes, perdemos pessoas imprescindíveis, que têm um valor inestimável para todos nós. Eu lembro que quando Geraldo vinha aqui, ele se sentia na sua Casa. Ele deu importância e respeito para essa entidade, como poucos. O Geraldo, onde estiver, cumpriu sua missão. Uma trajetória de respeito, carinho mútuo, educação e gratidão. Sua história continuará viva nos nossos corações”. 

Aquele que recebeu a Medalha Heitor Medeiros, maior honraria da instituição, e homenagem em nome dos ex-Presidentes nos 40 anos da OAB/MS, foi Presidente da Comissão Temporária para acompanhamento da situação do Coronavírus. “Nunca imaginamos o que veio a acontecer, perdemos quem estava à frente dos trabalhos. Desde que chegamos na instituição, fizemos questão de homenagear aqueles que fizeram história na nossa instituição. Criamos na entrada um monumento da ata de constituição da Sede. Por isso, precisamos valorizar a importância de cada um, como Geraldo”.

“Pai para a advocacia”, assim Mansour descreveu Geraldo Escobar. “Entusiasmo, do latim Enthusiasmus, in + theos (Em Deus), de ter Deus no coração, de uma inspiração divina. Eu tenho orgulho de caminhar com pessoas que têm Deus no coração. Geraldo era uma dessas pessoas. Ele falava sempre em fé e em Deus. Ele dizia todos os dias: Bom dia minha família, porque ele tinha amor ao próximo e a Deus”. 

O Diretor-Tesoureiro Marco Rocha também lamentou seu passamento. “Doutor Geraldo, homem simples, que tinha uma descrição, uma voz tranquila e um olhar carinhoso. Foi aquele que exerceu seu mandato com a mesma descrição e simplicidade de quem era o Geraldo antes de ser Presidente. Ao término, continuou sendo aquele que todo mundo conhecia. Isso fez com que eu o admirasse cada vez mais. Geraldo ouvia todos durante o Conselho, mesmo em momentos mais exaltados, e ao final vinha com uma palavra simples, uma solução salomônica e tudo se resolvia. Amável e respeitoso ficará marcado na história e no coração de todos nós. Que Deus o tenha em sua morada, no convívio dos eleitos”. 

Afeife Mohamad Hajj destacou que Geraldo Escobar deixou um grande legado. “Um homem humilde que merece toda essa homenagem Por tudo que fez pela nossa advocacia, pelos advogados e advogadas sul-mato-grossenses. Ele não tinha um lado, o lado dele era a advocacia e sociedade. Meu respeito e meu carinho aos familiares. Difícil aceitar, mas fica meu coração pela perda do Doutor Geraldo”. O Conselheiro Federal solicitou, ao fim de sua fala, que o prédio da ESA/MS recebesse o nome de Geraldo Escobar Pinheiro. 

César Palumbo, Diretor-Tesoureiro da Caixa de Assistência (CAAMS), lembrou de momentos com ele e de sua simplicidade. “Eu conheci o Doutor Geraldo ainda adolescente, porque tinha uma amizade próxima com a filha dele, Diva. Uma pessoa que sempre demonstrou muita serenidade nos momentos de crise. No dia 2, Geraldo nos avisou que ele e a esposa Cássia estavam com Covid e eu ofereci colocar seu nome no Cerco de Jericó, ele agradeceu. Sem eu provocar, no dia 3, ele me mandou uma mensagem escrito: Você foi e é especial pra mim. Esse era o Geraldo, fica pra mim esse sentimento, de uma pessoa boa, que trazia paz e bem. Sempre tratou a todos de maneira igual, o que o tornou um ser humano imenso. Que fique registrada minha admiração eterna Geraldo”, disse. 

Emocionada, a Presidente da Subseção Sidrolândia Fabiane Brito solicitou Moção Póstuma a Geraldo, dizendo da grande tristeza de sua perda. “Eu ainda não tenho palavras para falar sobre seu falecimento. Me emociona porque eu gostava muito dele. Nos últimos dias precisava de uma ajuda e a primeira pessoa que lembrei foi Doutor Geraldo, porque eu ligava, e ele não estava lá”. 

O Presidente da Subseção Nova Andradina Ilson Roberto Morão Cherubim relembrou uma dívida de gratidão com Geraldo. “As falas dos colegas me fazem buscar num baú de memórias quando conheci Geraldo, em 2001. A advocacia nos proporciona firmar laços de amizade. Nosso relacionamento foi muito além da OAB, tínhamos convivência familiar. Geraldo protagonizou a interiorização da OAB. Se chegamos onde estamos, estrutura e respeito, tem muito dele nisso”. 

O falecimento de Geraldo Escobar também foi sentido pelo Presidente de Três Lagoas, Gustavo Gottardi. “Nossos sentimentos a todos familiares e amigos. Doutor Geraldo foi um grande parceiro durante a gestão de minha mãe à frente da Subseção. Nosso agradecimento por todo seu trabalho e legado”. 

A OAB/MS informa que a Missa de Sétimo Dia do falecimento do ex-Presidente Geraldo Escobar será neste sábado (17), às 18 horas, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Campo Grande.

 

Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber