Com auditório lotado, mais de 50 advogados recebem carteira profissional da OAB/MS

Data:

A manhã desta quarta-feira (12) marca uma nova etapa na vida de 53 advogados. Eles receberam a carteira profissional durante solenidade realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS).

O Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, saudou a presença de todos no auditório e abriu a solenidade de entrega de carteiras.

“As dificuldades serão imensas, o caminho será árduo, mas, o sucesso com certeza virá porque ele recorre da competência de cada um. O caminho do sucesso é o estudo. Ele é o único meio de conseguir sucesso na advocacia”. Com a frase, o Paraninfo da turma, o Diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso do Sul (ESA/MS), Ricardo Pereira, deu as boas vindas aos profissionais.

O Conselheiro da OAB/MS e Conselheiro da Associação dos Novos Advogados (ANA), André Fredo, levantou dados sobre a advocacia no país e a importância da dedicação à advocacia. “No Brasil, nós temos 1.240 cursos de Direito. Estados Unidos, China e toda Europa juntos somam 1.100 cursos. Em Mato Grosso do Sul, nós temos somos mais de 14 mil advogados, o 5° Estado com maior número de advogados por habitante. Esses dados nos trazem uma reflexão, que a advocacia de hoje não é a mesma de anos atrás. Por isso, nós precisamos nos reinventar e nos preparar para esse futuro”.

A Presidente da Comissão da Jovem Advocacia (CJA), Janaina Pouso, convidou os novos advogados a participarem da Comissão, e assim “desempenhar o melhor papel para a OAB de elaborar projetos que valorizem o novo advogado”. Vale destacar que nesta segunda-feira (10), a CJA lançou um canal para ouvidoria, onde os novos advogados podem fazer sugestões, reclamações e elogios por meio do e-mail: [email protected].

Além dos 53 advogados, cinco estagiários receberam carteira durante solenidade. José Alves da Silva, portador de deficiência visual, foi o orador da turma. Ele agradeceu os familiares e amigos pelo apoio. “Foram horas de estudo, dedicação, empenho, perseverança e fé. Foram algumas reprovações no Exame de Ordem devido à falta de materiais, dificuldade de inscrição no quadro, mas hoje estou aqui. O primeiro passo foi dado. Nós todos iremos encontrar muitas dificuldades pelo caminho, e muitas barreiras serão superadas. Mas, sem advogados não há justiça, e sem justiça não há Estado democrático de direito”.

Com a palavra “superação”, o Presidente da OAB/MS começou seu discurso. Ele agradeceu as palavras de José Alves da Silva. “Uma pessoa iluminada que dá exemplos a todos nós, porque é de exemplos como o dele que a sociedade precisa”.

Mansour ressaltou o papel da OAB diante da sociedade, e salientou que agora, mais do que nunca, os novos advogados são responsáveis pela Ordem. “A OAB está sendo cobrada como nunca antes. Ela tem uma força política muito grande, não partidária, mas porque é composta por homens e mulheres que dão seu sangue em nome do Estado democrático de direito. Não é a toa que colocamos a inscrição Casa da Cidadania, porque é aqui que as pessoas procuram quando não tem mais esperança”, destacou.

“Eu espero que vocês se orgulhem muito de ser advogados, combativos, éticos, e agindo com zelo com interesse dos seus clientes, porque é isso que a sociedade irá cobrar de vocês”, salientou Mansour.

Também compuseram a mesa de solenidade de entrega de carteira o Vice-presidente da OAB/MS, Gervásio Alves de Oliveira Júnior; o Secretário-geral adjunto, Vinicius Paiva; o Presidente da Caixa de Assistência aos Advogados (CAAMS), Jose Armando Amado; o Presidente da Comissão dos Advogados Trabalhistas (CAT), Rogério Spotti; e o Conselheiro da OAB/MS, Paulo de Tarso Azevedo Pegolo.