Com nova nomenclatura, Comissão da Advocacia Criminal se torna permanente 

Data:

Por unanimidade, os Conselheiros Seccionais da OAB/MS aprovaram, nesta terça-feira (4), que a Comissão dos Advogados Criminalistas adote uma nova nomenclatura, como Comissão Permanente da Advocacia Criminal. A mudança leva em consideração a igualdade de gênero e a importância da temática para advocacia do Mato Grosso do Sul. 

A proposta foi feita pela Diretoria da Comissão, representada pelo Presidente Lucas Arguelho Rocha, Vice-Presidente Douglas Barros de Figueiredo, Secretária-Geral Bianca do Carmo Rezende e pela Secretária-Adjunta Raianni Caroline Almeida Passos, ao Coordenador das Comissões Daniel Pasqualotto e ao Conselho. 

A Conselheira Estadual Caroline Lemos Karmouche foi a relatora do pedido, destacando  que a alteração da nomenclatura se faz necessária em razão do grande número de mulheres advogadas inscritas no quadro da Comissão, bem como a nomenclatura Comissão Permanente pelo caráter das matérias tratadas na CAC. “Não são de caráter temporário, pois versam sobre o dia-a-dia da advocacia criminal, os desafios enfrentados por esta, os problemas corriqueiros como por exemplo, os presídios que muitas vezes nem água possuem para os advogados, bem como as questões relacionadas às prerrogativas, assuntos estes que sempre requererão da Comissão uma solução, uma resposta, o que confere a imprescindibilidade do status permanente”. 

A mudança, para o Presidente Bitto Pereira, “é motivo de orgulho porque a essência da advocacia está na advocacia criminal. Os diretores da Comissão fazem um trabalho complexo, principalmente nos presídios. Um brilhante voto da nossa Conselheira e considero uma homenagem ao trabalho valoroso desses advogados e advogadas, que é feito diuturnamente, não só para advocacia, mas para toda a sociedade”. 

O membro honorário vitalício e o Conselheiro Federal Mansour Elias Karmouche ressaltou a importância da mudança no fortalecimento das pautas criminais. “Nada mais justo que essa nomenclatura, porque a Comissão jamais será temporária, discutindo temas relevantíssimos, sendo muito bem conduzido por brilhantes advogados e advogadas. Quero parabenizar aos Diretores da Comissão e da nossa Seccional, bem como nossa Conselheira Carol Karmouche, pela proposta e pelo voto”. 

Os Conselheiros Estaduais aprovaram, por unanimidade, a mudança na nomenclatura e elogiaram o trabalho dos colegas criminalistas.  

 

 

Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber