Notícias

Comissão da Jovem Advocacia promove encontro dos fundadores da Comissão

Data:

A Comissão da Jovem Advocacia promoveu um encontro dos Advogados e Advogadas dos fundadores da Comissão, no Espaço de Convivência da CAAMS Sávio Haendchen, na última quarta-feira (30).

Também estiveram presentes o Secretário-Geral Luiz Renê G. do Amaral, o Diretor-Tesoureiro Fábio Nogueira Costa, os Conselheiros Estaduais Caroline Karmouche e Fábio Brandão.

Os fundadores Bitto Pereira, Luiz Henrique Volpe Camargo, Regina Haendchen Rocha, Marcelo Bacchi Corrêa da Costa, Fabio de Oliveira Camilo, Rafael Costa da Silva, Alexandre Barros Padilha relembraram as histórias de 22 anos atrás.

A Presidente atual da Comissão da Jovem Advocacia, Karina Koschinski, idealizadora deste encontro, abriu a noite. “É uma honra receber todos vocês para este evento inédito, especialmente nessa gestão do Presidente Bitto, porque ele foi o fundador da Comissão, que na época se chamava Comissão do Jovem Advogado. É muito legal fazer este encontro de gerações, então o objetivo do evento é contar esses momentos e entender que às vezes as dificuldades dos jovens advogados eram as mesmas”.

O Presidente da OAB/MS Bitto Pereira foi o fundador da Comissão do Jovem Advogado em 2001. “Eu quero parabenizar todos os integrantes da Comissão, porque vocês conseguiram com uma ideia muito bacana algo que a gente nunca conseguiu em 22 anos que é nos reunirmos. Eu estou muito feliz de estar aqui e ver os grandes amigos de longa data”.

O Vice-Presidente da Comissão Luiz Henrique Volpe Camargo deixou uma mensagem de otimismo para os jovens advogados. “Vocês estão no começo, então eu dou uma sugestão: ocupem os palcos da vida, a vida é feita de relacionamentos, vocês são produtos de relacionamentos que são capazes de construir. Quero dizer do orgulho por termos produzido um Presidente da OAB/MS, que nos orgulha e nos representa”.

A então Secretária-Geral da Comissão na época, Regina Haendchen Rocha relembrou das pautas das reuniões. “A gente começou a ter ideia desta Comissão, porque nós éramos um grupo de amigos e conhecidos da faculdade. Nós tivemos apoio da gestão na época para a criação da Comissão. Eu reli as atas, e é muito divertido lembrar, a gente discutia projetos que hoje já existem, projeto de palestras dos advogados mais experientes e juízes, prerrogativas, ética, exame de ordem e, como a OAB não tinha tanta estrutura, a gente também contava preço de salgadinhos e folder para os eventos”.

O Advogado Marcelo Bacchi Corrêa da Costa, que fazia parte da Comissão, relembrou: “Fizemos grandes amigos e, só expresso o meu sentimento de gratidão por ter participado dessa Comissão, e lembro que foi uma discussão árdua para escolhermos o nome da Comissão. Só tenho a agradecer o convite”.

Para o Advogado Fábio de Oliveira Camilo: “Naquela época era até mais difícil você se destacar na advocacia, porque as coisas mudaram muito e acho que hoje é o principal desafio da advocacia, essa constante mudança. Então, eu quero agradecer, foi um momento engrandecedor para a gente de muito aprendizado, que levamos até hoje, porque na advocacia nós temos que ser persistentes”.

O atual Bancário Rafael Costa da Silva destacou a importância do voluntariado. “Me sinto honrado de ser convidado para estar presente entre vocês, eu advoguei apenas por cinco anos, mas eu carrego essa imagem da advocacia no meu coração, estou muito feliz de estar aqui. E parabenizo a todos que participam das Comissões, porque é um voluntariado, é importante ter iniciativa, ter ideias e colocá-las em prática. Hoje eu vejo muitos jovens aqui, e isso é um sinal de que nossa ideia deu certo.

O Advogado Alexandre Barros Padilha relembrou do começo de sua carreira e das dificuldades, e reiterou a importância da Comissão. “As nossas preocupações são muito parecidas, embora vocês tenham hoje mais ferramentas. Não é fácil começar, vocês estão passando por isso hoje, e eu lembro que a Comissão me ajudou muito, cada um com sua realidade, era um network”.

A Secretária-Geral Adjunta da OAB/MS Janine Delgado relembrou das dificuldades enfrentadas pela Comissão em sua gestão, no triênio 2019 – 2021. “Que honra e sempre será ter sido Presidente da Jovem Advocacia. Quando eu peguei minha carteira, eu precisava de ajuda, e nós começamos a reconstruir a Comissão em 2016, nós não tínhamos um grupo de jovens advogados, e quando a gente se ajuda a gente ajuda as outras pessoas, e esse é um ponto. Aqui eu consigo ver, desde pessoas que tiveram as vidas transformadas por essa comissão, e pelo fato de estar na caminhada e não estar sozinho”.

 

Texto: Raissa Quinhonez | Fotos: Gerson Walber