Comissão da Mulher Advogada promove palestra sobre educação financeira voltada à advocacia feminina

Data:

A Comissão da Mulher Advogada (CMA) realizou, nesta quarta-feira (2), mais uma reunião mensal, que contou com palestra especialmente voltada à advocacia feminina.

A Presidente da CMA e Conselheira Estadual, Beatriz Fonseca Sampaio, abriu o evento agradecendo a presença das participantes e destacando a importância do protagonismo feminino na advocacia.

“Iniciamos mais uma reunião da Comissão da Mulher Advogada, que, graças a Deus, temos conseguido realizar todos os meses. É fundamental que mantenhamos esse espaço de encontro, onde podemos crescer, aprender e discutir temas relevantes. Este é o caminho para o fortalecimento de todas nós. Agradeço às queridas conselheiras aqui presentes. É sempre uma alegria compartilhar esses momentos. Também agradeço imensamente à nossa palestrante desta noite por aceitar o convite. É uma honra recebê-la na CMA, e tenho certeza de que teremos muitos aprendizados juntas.”

A Vice-Presidente da OAB/MS, Marta do Carmo Taques, também prestigiou o encontro e destacou o momento.

“Boa noite a todas. Tenho muita alegria em participar dessa comissão. Hoje teremos uma noite enriquecedora, de muito aprendizado e troca de experiências.”

Representando a jovem advocacia, a Secretária-Geral Adjunta da CJA, Beatriz Rombi Garcia da Silva, reforçou a importância do tema abordado.

“Agradeço imensamente pelo convite e pelo espaço concedido à jovem advocacia. Este tema é de extrema relevância, principalmente para quem está iniciando na carreira. Estamos sempre à disposição, tanto da Comissão da Mulher Advogada quanto das demais comissões da OAB.”

A palestrante da noite foi Graziella Gonçalves, planejadora financeira pessoal, educadora financeira, pós-graduanda em planejamento financeiro pessoal e familiar, graduada em Direito, especialista em Direito Administrativo e Direito Processual Civil, servidora pública federal há 20 anos, palestrante e instrutora de cursos e treinamentos.

Durante sua exposição, Graziella destacou a importância do equilíbrio entre vida profissional, pessoal e financeira, e convidou as advogadas a refletirem sobre o papel da gestão financeira em suas rotinas.

“Nós podemos estar onde quisermos. Seja por realização pessoal, necessidade financeira ou escolha, podemos atuar em qualquer área — no agro, na educação, na culinária, nas artes ou na justiça. Mas eu pergunto: será que o tempo que dedicamos à busca por justiça, por capacitação, ao atendimento dos clientes, à família e ao autocuidado é proporcional ao tempo que investimos em gerenciar nossa renda? Muitas vezes aprendemos a trabalhar, estudar e cuidar dos outros, mas não a cuidar do dinheiro que ganhamos. Hoje vamos refletir sobre isso.”

O evento contou com a presença da Vice-Presidente da CMA e Conselheira Estadual, Denise Tiosso Sabino; da Secretária-Geral Adjunta da ESA/MS, Juliana Medina de Aragão; da Presidente da CDDC e Conselheira Estadual, Larissa Marques Brandão; da Presidente da CAPUB e Conselheira Estadual, Julianna Lolli Ghetti; da Presidente da CDR, Tarsilla Franccesca da Silva Aguero; da Vice-Presidente da CJA, Maria Amélia Carvalho Campos; e da Conselheira Estadual, Renata de Cássia Moraes Nicodemos.