Comissão da OAB/MS acompanha manifestação em favor da Cultura
Data:
Para garantir que nenhuma violação de direitos acontecesse durante manifestação, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/MS acompanhou o protesto que artistas e produtores culturais realizaram na terça-feira (03), durante ocupação do prédio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac). O movimento chamado de SOS Cultura tem o apoio de diversas entidades, movimentos e organizações sociais e questiona a forma de tratamento que a prefeitura de Campo Grande tem dado à comunidade artística e à população.
“Não fomos defender nenhum dos lados, apenas mediar o diálogo para que não houvesse nenhum tipo de violência, física ou verbal”, explicou o presidente da Comissão, Joatan Loureiro da Silva. “Orientamos os artistas para não agredirem ninguém e não depredarem o patrimônio da Fundação e demos esclarecimentos à Guarda Municipal de que, para intervir, eles necessitariam de um mandado de reintegração de posse”, completou.
O presidente da Comissão também acompanhou reunião no Paço Municipal com integrantes do Gabinete do Prefeito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Guarda Municipal.
“Nossa presença foi importante. Conseguimos intermediar, não houve violência e colaboramos para o entendimento das propostas de ambos os lados”, ressaltou Joatan. Para ele, o objetivo da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos foi cumprido. “O papel da Comissão é evitar a violação dos Direitos Humanos de ambas as partes, e até agora, conseguimos”.