Comissão de Defesa e Estudos Estratégicos se reúne para tratar de medidas preventivas sobre a crise política na Bolívia

Data:

A Comissão de Assuntos de Defesa e Estudos Estratégicos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), se reuniu nesta quarta-feira (27) com a Diretoria de Inteligência da Polícia Federal e Companhia MSGás para tratar de medidas preventivas sobre a crise política na Bolívia.

O encontro se deu em razão de a estatal petrolífera boliviana YPFB informar a Petrobras e companhia de integração energética da Argentina que a crise no país, agravada pela renúncia do presidente Evo Morales, pode atrapalhar o fluxo normal de gás para o Brasil.

A estatal brasileira e a empresa argentina sediada em Buenos Aires informaram que o envio do combustível segue normalizado mas, ainda assim, diante do preocupante cenário e cumprindo o papel de fiscalizar questões de interesse da sociedade, a OAB/MS busca medidas preventivas para evitar que o problema reflita no Estado e Brasil.

“A nossa intenção é estabelecer sistema de prevenção a eventuais situações críticas que possam acarretar ao Mato Grosso do Sul e o nosso País”, reforça o Presidente da Comissão Marco Antônio Barbosa.

Outros pontos levados em consideração dizem respeito a preocupação com o aumento desordenado da migração, aumento do tráfico e contrabando, bem como risco à rede do gasoduto e suas consequências, em razão dos conflitos que ocorrem na Bolívia.

Secretária-Geral Adjunta, Maria Isabela Oliveira Saldanha defende que “existe um patrimônio nacional investido na Bolívia que precisa ser resguardado, além dos efeitos negativos ao consumidor brasileiro em relação ao preço do gás, caso haja redução no abastecimento”.

Presente na reunião, o Gerente Comercial da Companhia MSGás Luiz Antonio Duarte falou da importância da Ordem interceder na situação. “É uma crise que preocupa o Brasil e temos que nos reunir para tratarmos do assunto com seriedade”, disse.

O Chefe do Núcleo de Inteligência da Polícia Federal em MS Fernando Casarin, citou que “a atuação da OAB/MS em se empenhar para atender aos interesses da população do Mato Grosso do Sul é importante, sendo mais uma instituição que auxilia na prevenção e correção de problemas que podem ocorrer no futuro”.

Resultados

Tendo em vista a preocupação demonstrada por autoridades presentes na reunião, decidiu-se solicitar ao Presidente da OAB Nacional Felipe Santa Cruz reunião entre as seccionais dos Estados que fazem divisa com a Bolívia, com a presença das Forças Armadas (FFAA), Polícia Federal (PF) e Ministério das Relações Exteriores, que já foi oficiado sobre a preocupação da OAB/MS sobre os reflexos da crise da Bolívia no Brasil.